Você está aqui:  / Cardápio da Semana / Cardápios Especiais / Cardápio da Semana: seleção de receitas para a semana inteira! (n. 1)

Cardápio da Semana: seleção de receitas para a semana inteira! (n. 1)

Clique aqui para baixar este Cardápio da Semana em PDF

 

Vocês pediram e ele chegou: o Cardápio da Semana está no ar!

Um dos pedidos mais frequentes que recebo é a sugestão de cardápios semanais completos com ideias de receitas para organizar as principais refeições. Confesso que para mim é realmente difícil pensar nesse tipo de planejamento pois cozinhar para mim é sempre um exercício de improvisação, então eu tenho o hábito de manter sempre uma Despensa Básica com os itens que mais uso e depois só penso mais ou menos na quantidade de comida que preciso comprar (legumes e verduras, complementos, tipos de carnes ou peixes, complementos, bebidas, pães e lanches etc.) e monto a lista de supermercados. Aí na hora de preparar os pratos dou uma olhada geral no que tenho em casa e me viro para inventar uma receita possível.

Como sei que muita gente (a maioria, aliás) não funciona assim, resolvi atender aos pedidos e montar algumas edições do cardápio da semana. Já peço desculpas antecipadamente pois sei que não vai dar para fazer isso toda semana, mas prometo que pelo menos uma vez por mês vou me dedicar a pensar em um cardápio semanal completo, com direito a PDF para download, que você pode imprimir e deixar na porta da geladeira ou então salvar no computador para acessar todos os links das receitas selecionadas).

Pretendo com isso incentivar o reaproveitamento de sobras nas refeições seguintes (indicando como transformar o purê em sopa) e mostrar que dá para fazer, por exemplo, o Iogurte natural no domingo e ir consumindo durante a semana em preparações diferentes (com granola, batido com frutas, na overnight oats etc.). Não sei se vou conseguir sempre, mas juro que vou me esforçar para isso.

Ah, e para quem costuma levar quentinhas para o trabalho, sempre recomendo as Dicas da Nutri sobre Como montar uma marmita saudável e equilibrada.

 

Cardápio da Semana: seleção de receitas para
a semana inteira! (n. 1)

Segunda-feira

Café da manhã ou lanche intermediário: Iogurte natural caseiro

Almoço: Molho cremoso de shimeji com Purê de mandioquinha com cebola tostada e Salada agridoce de alface frisè com manga

Jantar: Quiche light de palmito com creme de ricota

 

Terça-feira

Café da manhã ou lanche intermediário: Smoothie de framboesas

Almoço: Sukiyaki com lamen (carne, legumes e macarrão japonês com molho)

Jantar: Sanduíche de muçarela de búfala com tomate seco e rúcula

 

Quarta-feira

Café da manhã ou lanche intermediário: Granola caseira com iogurte

Almoço: Frango com pesto genovese e cebolas caramelizadas (já pode fazer um pouquinho mais de pesto e guardar na geladeira) com arroz, feijão e Salada de cenoura diferente

Jantar: Sopa de mandioquinha com shimeji (ou como aproveitar sobras de purê)

 

Quinta-feira

Café da manhã ou lanche intermediário: Overnight oats com banana, chocolate amargo e amêndoas

Almoço: Almôndegas suecas ao molho (Köttbullar med brunsås) com Batatas rústicas com alecrim e limão (no forno ou na air fryer) e Salada Caprese

Jantar: Macarrão com queijo no micro-ondas (Mac ‘n’ Cheese na caneca, com ou sem brócolis)

 

Sexta-feira

Café da manhã ou lanche intermediário: Vitamina de goji berries

Almoço: Linguado no vapor de limão com pesto com arroz, feijão e salada de folhas

Jantar: Chilli com carne (carne moída com feijão e molho de tomate apimentado)Nachos mexicanos (tortilhas crocantes de milho — tipo Doritos)

 

 

Fim de Semana

Café da manhã: Brunch delicioso (escolha suas receitas preferidas)

Almoço de sábado: Risoto de beterraba com Tiras de frango à oriental

Jantar de sábado: Sopa lentilha masala

Almoço de domingo: Parmegiana de carne moída com arroz e salada de folhas.

Jantar de domingo: Hot dog mais saudável sem salsicha (vegano ou vegetariano, dependendo dos complementos)

Sobremesa: Arroz doce de micro-ondas

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três + 4 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram