Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Risoto de beterraba da Rita Lobo

Risoto de beterraba da Rita Lobo

Jpeg

Eu amo risotos porque sempre ficam lindos no prato, são práticos e não precisa de muito para complementar a refeição: uma bela salada e, no máximo, um outro acompanhamento (queijos, um grelhado ou assado, por exemplo) e o cardápio está completo.

Guardei esta receita de risoto de beterraba para quem ainda não se decidiu sobre o que servir na Páscoa, seja no almoço de hoje (Sexta-Feira Santa) como no de domingo. Tenho certeza de que esta cor incrível vai deixar a sua mesa linda, além de deliciosa. E, para acompanhá-lo, minha dica é escolher entre Espetinhos de salmão com limão siciliano e o Linguado no vapor de limão com pesto.

Risoto de beterraba da Rita Lobo

Para o caldo de beterraba:
1 litro de água
3 beterrabas
1 cebola roxa
1 talo de salsão
1 folha de louro
2 cravos da índia
Pimenta do reino a vontade

Para o risoto de beterraba:
1 xícara de arroz para risoto
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola roxa
1/4 xícara de vinho tinto
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
100g. de queijo de cabra cremoso ou de queijo feta
2 raminhos de hortelã
1 pitada generosa de açúcar
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque as beterrabas e a cebola e corte o salsão ao meio e a cebola em 4 partes. Em uma das partes, junte a folha de louro, espetando com os cravos (para que a folha fique presa à cebola). Corte a beterraba em cubos: comece cortando em fatias de 1 cm., depois em tiras e as tiras, em cubos.

Numa panela, junte os legumes, a água e tempere com um pouco de pimenta do reino. Leve ao fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Passe o caldo pela peneira, volte à panela e reserve 2 colheres de sopa da beterraba em cubinhos. O restante pode ser usado em outra preparação. Descarte a cebola e o salsão.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com sal e uma pitada generosa de açúcar. Abaixe o fogo e vá mexendo com uma colher, até a cebola ficar transparente.

Aumente o fogo novamente, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto. Tempere bem com sal e pimenta do reino.

ComoFazerRisotoDeBeterraba_CozinhandoPara2ou1

Coloque o vinho e mexa até evaporar. Adicione uma concha do caldo de beterraba e mexa bem até secar. Repita o processo até o risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente, o risoto deve ficar úmido.

Adicione o parmesão e misture bem. Junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com mais um pouquinho de sal e de pimenta.

Divida o risoto nos pratos que irá servir. No centro de cada um coloque uma colherada da beterraba em cubos reservada do caldo, a metade do queijo, a hortelã e regue tudo com o azeite restante. Se quiser, tempere a saladinha do centro com mais sal e pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.

Receita linda aprendida no programa Cozinha Prática da Rita Lobo (Panelinha).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram