Você está aqui:  / Congelados / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegetais / Vegetariana / Lasanha com lâminas de palmito, ricota e espinafre (sem massa)

Lasanha com lâminas de palmito, ricota e espinafre (sem massa)

Lasanha sem massa, feita com lâminas de palmito fresco, recheada com ricota caseira, espinafre e amêndoas picadas. Para enfeitar, uns brotinhos por cima.

O molho branco eu fiz com leite de arroz integral caseiro e seria vegano, sem glúten e sem lactose se, além da noz moscada, eu não tivesse usado um tantinho de queijo também para dar ainda mais sabor (não adianta, eu não consigo resistir!). De qualquer forma, fica a dica para quem também quiser adaptar.

Não é por nada, mas meu almoço de domingo ficou incrivelmente delicioso e ainda rendeu duas marmitinhas congeladas! Perfeito, não acha? 😉

Lasanha com lâminas de palmito, ricota e espinafre (sem massa)

200g. de palmito pupunha cortado em lâminas para lasanha
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1/2 maço de espinafre (+/- meia xícara de espinafre congelado)
3/4 de xícara de ricota amassada (usei a Ricota caseira)
2 a 3 colheres de sopa de amêndoas torradas e picadas
1 xícara de molho de bechamel (veja AQUI como fazer)
Queijo ralado para gratinar
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Brotos ou ervas frescas picadinhas para servir (opcional)

Comece preparando o molho de bechamel e reserve.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e refogue o alho por uns 3 minutinhos, sem deixar dourar. Junte o espinafre picado e espere amolecer as folhas. Tempere com sal e pimenta do reino.

Misture com o espinafre a ricota amassada com um garfo e as amêndoas, formando um recheio. Prove e corrija o tempero se precisar (sal e pimenta do reino).

Forre o fundo de um refratário pequeno ou assadeira (usei um de 15 x 25cm.) com uma boa colherada do molho e monte uma camada com as lâminas de palmito. Recheie com a ricota com espinafre, cubra com mais um pouco do molho e vá repetindo as camadas de palmito e recheio até usar todos os ingredientes e terminar com uma camada do molho.

Salpique bastante queijo por cima e leve ao forno preaquecido em 200ºC até começar a gratinar. Sirva em seguida com brotinhos ou ervas frescas por cima.

Estas quantidades servem duas boas porções e até três médias.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: