Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Tortas e quiches / Quiche light de palmito com creme de ricota

Quiche light de palmito com creme de ricota

QuicheLightDePalmito_CozinhandoPara2ou1

Ando numa fase de preparar em casa massas e mais massas. Juntar com as mãos os ingredientes e transformá-los em uma peça que pode virar as mais diferentes formas de alimento: de pães a cookies, passando por tortas. Além de ser uma terapia, acho qualquer dessas opções uma delícia.

Como não dá para abusar muito sempre, comecei a pensar em uma opção bem mais leve para um almoço na #SegundaSemCarne. A alternativa foi usar o palmito e o creme de ricota que estavam na geladeira para fazer uma quiche light e bem saborosa.

Neste dia não tinha a farinha integral, por isso usei a branca. Mas já testei com a integral e fica ótima também, pode apostar. É super rápida de fazer e fica bem crocante, apesar da pouca quantidade de gordura.

Para a massa de quiche light:
1 xícara de farinha de trigo (pode ser o integral)
2 colheres de sopa de óleo vegetal (ou margarina light)
1 pitada de sal
Colheres de água para dar ponto à massa

Para o recheio de palmito com creme de ricota:
150g. de palmitos picados
150g. de creme de ricota (preferencialmente light)
1 ovo
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (eu usei o light)
1 colher de chá de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a farinha em uma bacia ou tigela, acrescente o óleo/margarina e comece a amassar com uma colher ou garfo. Quando ficar uma farofa, acrescente uma colher de água e vá amassando com as mãos. O objetivo é obter uma bola de massa, então vá acrescentando águas às colheradas e amassando bem antes de acrescentar mais. A quantidade depende muito da farinha, da umidade do dia e da qualidade da gordura que você usar (para mim, foram necessárias 4 colheres de água).

Com as mãos, vá espalhando a massa no fundo da uma forma de 20cm. de diâmetro com fundo removível. Faça alguns furos com um garfo para que a massa não estufe e leve ao forno preaquecido em 180°C por 20 minutos ou até que a massa esteja com a superfície seca.

ComoFazerQuicheDePalmitoComCremeDeRicota_CozinhandoPara2ou1

Enquanto isso, prepare o recheio. Coloque os palmitos em uma caneca com água suficiente para cobri-los e deixe ferver por 3 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e corte em meias rodelas.

Em uma tigela, misture o creme de ricota com o ovo, o queijo e os temperos até ficar homogêneo.

Distribua os pedaços de palmito sobre a massa preassada e espalhe o creme por cima. Retorne ao forno até que o recheio esteja firme (mais ou menos 20 minutos).

Esta quantidade rende até 6 pedaços. Eu enfeitei com salsinha bem picada antes de servir.

Dica: esta massa pode ser congelada ainda antes de ser assada (é por isso que os ingredientes na primeira foto estão dobrados). Para isso, embrulhe-a bem em plástico filme e conserve no congelador por até 3 meses. Quando quiser usá-la, deixe descongelar na geladeira até amolecer. Depois, é só cobrir a forma e prosseguir com a receita.

QuicheLightDePalmito2_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Giselle

    /

    Parabéns pelas receitas,muito Obrigada!
    Tudo de muito bom para você!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Giselle. Eu que agradeço pelas visitas e por esse carinho todo 🙂
    Beijo e volte sempre!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

três × 2 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram