You are here:  / Como fazer / Matinais / Sem glúten / Sem lactose / Como fazer granola caseira

Como fazer granola caseira

GranolaCaseira_CozinhandoPara2ou1

A receita de granola caseira está aqui pois comecei o ano tentando ser um pouquinho mais saudável. Então resolvi que adotaria a granola no café da manhã para substituir o pão (que é meio que um vício para mim). Providenciei o iogurte e fui ao supermercado escolher a granola.

Que tristeza ler a composição nutricional nos rótulos das granolas industrializadas: todas (eu disse TODAS!) tem como um dos principais ingredientes o açúcar ou glucose de milho. E o pior é que, se a gente não presta atenção às letrinhas pequenas da embalagem, acha que está sendo saudável, né?

Foi então que fui para a prateleira de grãos e sementes e escolhi eu mesma os ingredientes que queria na minha granola. Do jeitinho que eu gosto, sem corantes, sem aromatizantes e só com o que eu quis conscientemente e não porque alguém colocou lá torcendo para que eu não percebesse!

Aqui está a minha receita. Confesso que ficou TÃO gostosa que nunca mais vou querer saber das opções prontas. E o melhor de tudo: fica mais barata que qualquer pacote do mercado. 😉

Como fazer granola caseira

1 e 1/2 xícara de aveia orgânica em flocos grandes*
1 xícara de oleaginosas picadas (usei castanhas do pará, de caju e amêndoas)
1/2 xícara de grãos ou sementes (usei linhaça dourada, mas poderia ser gergelim, trigo, semente de girassol ou de abóbora descascada)
1 xícara de flocos de milho não adoçados (preferencialmente orgânicos)
1/2 xícara de frutas desidratadas (usei uvas passas, cranberries e gogi berries)
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
1 e 1/2 colher de sopa de mel
2 a 3 colheres de sopa de óleo vegetal (usei o de coco mas pode ser de girassol, de milho, de canola)
1 pitadinha de sal
1 colher de chá de canela, noz moscada ou gengibre em pó

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes até que fiquem bem envolvidos com o óleo de coco.

*Importante: a aveia originalmente não tem glúten, mas quando ela é processada com outros produtos com glúten pode ser contaminada por ele. Por isso, se você não pode consumir nada que tenha glúten, fique atento quando for comprar (geralmente as orgânicas costumam ser mais puras, sem contaminação).

Cubra uma assadeira não muito grande com papel manteiga ou alumínio e distribua uma camada uniforme da mistura da tigela. Com uma espátula, pressione levemente a superfície deixando mais firme.

Leve ao forno preaquecido em 160-180ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que a superfície fique mais dourada e a cozinha esteja perfumada.

Retire do forno, espere esfriar e, com a ajuda de uma espátula, vá soltando a granola. Coloque em um pote muito bem vedado e guarde tampado.

Essas quantidades fizeram este pote grande que pode ser armazenado por até uns 15-20 dias (sempre bem fechado).

Esta granola não precisa da clara de ovo que geralmente aparece nas receitas pois o açúcar mascavo com o mel já deixam os gruminhos bem crocantes.

GranolaCaseiraComoFazer_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dois × dois =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram