Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Estrogonofe de grão de bico (vegano)

Estrogonofe de grão de bico (vegano)

Para começar com tudo mais uma semana com a #SegundaSemCarne, um estrogonofe delicioso de grão de bico. Um PFinho diferente e bem interessante, não acha?

Nunca tinha feito nem comido, mas entrei num grupo de vegetarianos e todo dia aparece uma receita diferente de estrogonofe de grão de bico. Fiquei curiosa para criar a minha própria versão (com cogumelos, claro, senão não é estrogonofe! 😁).

Como não tinha em casa batata palha nem um tubérculo fresco para fazer palha caseira, ralei uma cenoura mesmo para imitar o formato e juntei uns Chips de banana para dar o toque crocante ao prato.

Para acompanhar, arroz integral e uma salada super colorida. Olha que refeição mais linda e completa, minha gente! <3

Estrogonofe de grão de bico (vegano)

1 xícara de grão de bico cozido e escorrido
1 inhame pequeno descascado e em cubos (+/- 100g.)
1/2 xícara da água do cozimento do inhame
1/2 cebola picada
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 colher de chá de extrato de tomate
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de sopa de mostarda (de preferência dijon)
100g. de cogumelos paris frescos fatiados
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece cozinhando o inhame. Coloque-o em uma panelinha e cubra com água fria uns dois dedos acima do nível do inhame. Leve ao fogo e deixe ferver com a panela tampada até que esteja macio. Escorra e reserve meia xícara desta água.

Bata o inhame cozido com a água do cozimento até obter um creme bem homogêneo.

Aqueça um fio de azeite, coloque a cebola e o alho, tempere com uma pitadinha de sal e refogue até ficarem transparentes. Coloque os cogumelos para refogar também por uns 3-5 minutos.

Depois disso, adicione o extrato de tomate, a páprica e a mostarda, misturando bem. Junte o creme de inhame, os grãos de bico e dê uma boa misturada. Se estiver muito grosso, pode colocar um pouquinho mais de água ou, se ficar muito ralo, deixe engrossar um pouco mais no fogo.

Prove e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em seguida ainda bem quentinho.

Esta receita de estrogonofe de grão de bico serve bem duas pessoas. Lá em cima contei como montei o prato da foto mas, se preferir, sirva com batata palha feita no forno sem gordura ou chips crocantes de legumes.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram