Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Micro-ondas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Chips crocantes de legumes

Chips crocantes de legumes

chipsdelegumes_cozinhandopara2ou1.jpg

Não gosto de repetir sempre o mesmo cardápio e foi justamente desta preferência que nasceu o Cozinhando para 2 ou 1. Mas tem algumas receitas que vira e mexe retornam à minha mesa: principalmente por serem muito fáceis mas também porque são versáteis e, mais importante, deliciosas.

É o caso desses chips de legumes, que podem ser servidos como petisco, usados como base para canapés e também virar um acompanhamento saudável — e inclusive já apareceram por aqui há mais de um ano.

Como fiz em um dia com mais calma e aproveitei para fazer umas fotos novas, pensei em simplesmente atualizar o post antigo, mas acho que vale deixar o registro da foto “de principiante” e também a repetição da receita, agora que mais gente volta aqui.

Chips crocantes de legumes

1 abobrinha ou 1 inhame ou 1 cará ou 1 mandioquinha ou 1 batata doce pequenos (ou metades combinadas)
Sal e pimenta do reino a vontade

Descasque (eu só tirei a casca do inhame porque tem aqueles fiapos feios) e corte fatias bem fininhas com uma faca ou usando um mandolin. Arrume-as lado a lado diretamente no prato (limpo) do microondas ou sobre um refratário. Se quiser, salpique um pouquinho de sal e pimenta do reino ou outros temperos de sua preferência (outras pimentas, páprica, curry, açafrão, cúrcuma, mostarda em pó, cominho etc.).

Vá colocando para desidratar de 1 em 1 minuto, sempre virando nas pausas, até ficarem crocantes (deve levar entre 3 e 5 minutos no total, dependendo da grossura das fatias e da potência do seu microondas). Entretanto, preste atenção e diminua o tempo se os chips já estiverem quase crocantes para que não queimem (as fatias podem literalmente pegar fogo, cuidado!).

comofazerchipslegume.png

Retire os chips que já estiverem prontos e deixe esfriarem em um prato coberto com papel toalha. Sirva como acompanhamento substituindo batatas fritas, como petisco com molhos ou em saladas (quebre cada fatia em 4 e salpique como croutons).

Eu fiz os da foto com inhame e batata doce, e meu preferido é disparado o inhame — arrisco dizer que prefiro ele à batata chips.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Susana

    /

    Uma excelente ideia.
    Bjs, Susana

  • Junior

    /

    Luciana, parabéns pelo Blog. Adorei a receita das chips de legumes. Ela é excelente para petiscar saudavelmente com os amigos, mas fiquei com uma dúvida.
    Como funciona essa etapa de desidratar de 1 em 1 minuto?
    Você coloca no microondas em qualquer potência? Então deixa por 1 minuto e tira? A partir da retirada do microondas devo deixar descansando por quanto tempo antes de colocar de novo no microondas por mais 1 minuto?
    (Será que você conseguiu entender minha dúvida? Rs)

  • Luciana C.

    /

    Oi, Junior. Tive um problema com minha conta do WordPress e só agora consegui liberar e responder os comentários.
    Como cada microondas tem uma potência diferente, sempre sugiro ir colocando de 1 em 1 minuto pelo menos na primeira vez para ver como o alimento “reage” a ele. Mas é só colocar o tempo, abrir para virar as fatias, fechar e ligar por mais 1 minuto, sem descanso mesmo.
    Será que respondi sua dúvida? 🙂
    Depois volta aqui pra contar como foi sua experiência com nossa receita.
    Abraço

  • Marina

    /

    oi Luciana, tudo bem? vc já tentou fazer no forno convencional? Abraço

  • Luciana C.

    /

    Oi, Marina.
    Desculpa a demora em te responder — estamos mudando de servidor e algumas coisas acabaram passando no meio de tantas outras.
    Bom, já tentei sim fazer no forno convencional mas acredito que demora demais, porque não tive paciência de esperar. Sem brincadeira, depois de mais de 1h não aguentei.

  • Marina

    /

    oi Lu. sem problemas quanto a demora. Espero que fique tudo ok com o site. Sempre pego alguma receita por aqui 😉
    Por enquanto não poderei fazer os chips, acabei de mudar e não tenho micro ondas e 1h de forno é demais… kkkk
    Agradeço a atenção.
    Até mais

  • Ana

    /

    Oi Lu
    Estou tentando neste momento uma variação com batata yacon. Me falaram que essa batata era ótima entãoresolvi tentar mas pelo jeito ela vai demorar bastante porq que tem muita agua.
    Em 5 min estava tudo bem molinho ainda e algumas fatias tinham até um pouco de agua que elas estavam soltando no prato em baixo delas. Talvez para essas mais cheias de água fosse uma boa colocar um papel toalha em baixo para secar.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Ana, nunca usei yacon — aliás, acho que nunca nem experimentei. Já fiz esses chips com abobrinha e foi tranquilo sem papel…
    Mas super obrigada pela dica. 😉
    beijo 🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram