Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Sopa lentilha masala

Sopa lentilha masala

Parece que agora é oficial: o inverno chegou antes mesmo do dia 21. Por isso, cada vez mais tenho abusado das Sopas, caldos e cremes e procurado outras opções interessantes. Esta sopa lentilha masala foi uma bela surpresa.

Adoro lentilha e acho uma injustiça que ela fique esquecida durante o ano e só apareça nas mesas nas festas de Fim de Ano. Então aproveito cada oportunidade para prepará-la em casa. E com todos esses temperos, ela fica tão interessante que aproveitei para comer como uma sopa — e não acompanhada de arroz, por exemplo.

Um prato com influências indianas e muito sabor das especiarias com um toque apimentado que ajuda a aquecer o corpo nas noites mais geladas. Mais uma receita deliciosa que trouxa lá d’A Mesa da Carolina.

Sopa lentilha masala

1 colher de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de sementes de coentro
1/4 de colher de chá de pimenta calabresa (ou pimenta malagueta)
1 colher de chá de garam masala
1/2 colher de chá de cúrcuma
1/2 cebola roxa pequena
2 dentes de alho
Um pedaço de 3cm de gengibre picado
1 pimenta dedo de moça cortada ao longo do comprimento, sem sementes
1 colher de sopa de azeite (ou óleo de coco)
1/4 de xícara de coentro fresco picado (folhas e talos)
Azeite (ou óleo de coco)
1 xícara de passata (ou 1 lata de tomate pelado picado)
1 xícara de água
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de lentilha vermelha (de preferência que tenha sido deixada de molho por no mínimo 1h)
1/2 limão tahiti
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma frigideira seca, toste as sementes de cominho e de coentro (usei em pó pois não tinha as sementes) sobre fogo médio por 1 a 2 minutos (cuidado para não queimar). Transfira para um processador e processe com a pimenta calabresa, o garam masala, a cúrcuma, cebola, alho, gengibre, pimenta dedo de moça, azeite (ou óleo de coco), coentro fresco e uma pitada de sal e pimenta do reino. Processe até formar uma pasta.

Aqueça um fio de azeite (ou de óleo de coco) em uma panela de fundo grosso sobre o fogo médio, coloque a pasta e deixe refogar por 2 a 3 minutos, sempre mexendo.

Junte o tomate, a água, o açúcar, o leite de coco e a lentilha (se tiver deixado de molho, descarte a água e enxague em água corrente). Quando começar a iniciar fervura, ainda nas primeira bolhinhas pequenas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20-25 minutos ou até que a lentilha esteja cozida mas sem desmanchar.

Desligue o fogo, adicione o suco do limão, prove e, se necessário, corrija o tempero.

Sirva com uma salada simples de folhas temperadas com suco de limão e folhinhas de coentro. Se quiser, finalize com uma colherada de iogurte e uma pitada de pimenta calabresa em flocos.

Estas quantidades rendem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram