Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Como fazer / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Vegetariana / Como fazer tomates pelados em casa

Como fazer tomates pelados em casa

Jpeg

Uma das principais questões para se manter uma alimentação saudável é evitar ao máximo os alimentos processados. Mas é bom deixar claro que não dá para levar a orientação a ferro e fogo: atualmente, quase todos os produtos que compramos no supermercado foram pelo menos minimamente processados — como por exemplo as batatas lavadas, frutas ou vegetais embalados a vácuo ou na bandeja, o café torrado e moído e o leite pasteurizado. Não processados, mesmo, a gente consegue encontrar em feiras livres ou nas hortas (folhas e legumes frescos sem nenhuma manipulação, leite fresco tirado na hora, ovo caipira tirado do ninho, peixe recém pescado…).

O importante é saber diferenciar os verdadeiros inimigos de uma saúde perfeita, os ultraprocessados: “batatas” chips feitas com massa de batata desidratada e extrusada, nuggets de restos de frango transformados em uma massa branca e empanados, macarrão instantâneo, bolacha com recheio de “morango” etc. Sim, os vilões são esses produtos alimentícios que possuem alguns traços de alimentos de verdade que passaram por inúmeros processos industriais e receberam diversos tipos de aditivos para se transformarem naquilo que vem dentro do pacote.

Entre esses dois extremos existem alguns alimentos que facilitam e muito a nossa vida moderna em que tempo é dinheiro e praticidade acaba evitando que a gente devore um lanche no caminho de casa para comer uma comidinha preparada na hora com ingredientes não tão frescos assim. Eles são os processados, ou alimentos que passaram por algum processo para aumentar seu prazo de validade ou facilitar o armazenamento, como legumes ou frutas em conserva, queijos (que são o leite transformado), pães (uma mistura de ingredientes assada), carne de sol. Nestes processamentos, é muito comum que sejam acrescentados apenas o sal ou o açúcar, que funcionam como conservantes naturais.

É nesta categoria, dos processados “do bem”, que entram os tomates pelados. Este ingrediente super comum na culinária italiana surgiu da necessidade de se conservar os tomates frescos durante todo o ano, já que as variações de temperatura durante as estações varia bastante e, muitas vezes, os invernos rigorosos não permitiam que os frutos continuassem vermelhos e deliciosos por todos os meses. Geralmente a lata contém somente o tomate com seu próprio suco, mas hoje em dia já há algumas marcas que utilizam outros ingredientes como conservantes artificiais, acidulantes, espessantes, intensificadores de sabor…

Eu gosto muito da praticidade das latas de tomates pelados porque qualquer massa fica deliciosa somente com eles e uns temperinhos transformados em um molho muito mais saboroso (e saudável) que os molhos prontos (esses sim, ultraprocessados e menos saudáveis).

E a ótima notícia de hoje é que dá para eliminar uma fase do processamento preparando os tomates pelados em casa. Sim, é isso mesmo: tomatinhos frescos que em menos de 10 minutos viram um ingrediente coringa da cozinha prática. Mais uma dica linda que aprendi com a Ariana, d’A Casa Encantada. 🙂

Como fazer tomates pelados em casa

Por mais incrível que possa parecer o único ingrediente que precisamos para esta “receita” são os tomates italianos maduros (para substituir uma lata, utilize mais ou menos 400g. deles).

Lave-os bem e prepare-se para deixá-los pelados. 🙂

Agora vamos à nossas dicas de Como tirar a pele do tomate. Faça dois cortes bem superficiais formando uma cruz na parte de baixo dos tomates. Depois você pode escolher entre essas duas opções:

1. Coloque-os em uma panela com água fervente por cerca de um minuto ou até que a água ferva novamente. Escorra-os, espere que esfriem e puxe a pele, delicadamente com as pontas dos dedos, que sairá facilmente.

2. Espete o tomate com um garfo, segure-o acima da chama do fogão até a pele começar a soltar e vá puxando devagar. Vire o tomate e faça o mesmo até tirar toda a casca.

Se quiser, você pode cortar os tomates ao meio e retirar as sementes. Eu não faço questão, então deixei.

Para fazer o suco que ajuda a conservar os tomates, passe por uma peneira os tomates mais maduros e molinhos, eles irão se desfazer.

Depois disso, é só colocar tudo em um pote de vidro com fechamento hermético e esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Guarde na geladeira por até 10 dias.

TomatePeladoCaseiro_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram