Você está aqui:  / Carnes / Massas e molhos / Almôndegas suecas ao molho (Köttbullar med brunsås)

Almôndegas suecas ao molho (Köttbullar med brunsås)

AlmondegasSuecasComMolho_CozinhandoPara2ou1

Uma das coisas de que eu mais gosto em viajar é poder conhecer, além dos lugares interessantes, os costumes, as tradições e, é claro, as comidas típicas do local.

Quando estive na Suécia, em abril deste ano, perguntei diversas vezes e para pessoas diferentes qual era o prato mais comum no país e a resposta me decepcionou: almôndegas com batatas. Poxa, mas almôndegas são comuns em quase qualquer parte do mundo — qual é a graça disso? Acabei me decepcionando e nem provei a tal especialidade. Só que não me conformei: voltei e fui pesquisar mais a fundo a gastronomia de lá para entender qual era o diferencial dessas almôndegas.

Na empresa sueca em que trabalho, tem um estagiário intercambista que veio de lá. E, quando conversava com ele sobre a festa do solstício de verão e ele me contava sobre as comemorações, ele mencionou as “Köttbullar”. Aproveitei para pedir todas as dicas do preparo e ele me passou esta receita. Testei e simplesmente me apaixonei!

Este molho é maravilhoso. Segundo minha mãe, parece um estrogonofe de bolinhas de carne moída — e parece mesmo. Finalmente me rendi à gastronomia tradicional sueca: almôndegas como estas eu juro que não vi em nenhum outro lugar.

Almôndegas suecas ao molho (Köttbullar med brunsås)

Para as almôndegas suecas:
150g. de carne bovina moída (patinho, contra filé, acém, miolo de acém)
150g. de carne de porco moída (lombo, pernil desossado, filé, paleta)
1 cebola média picadinha
1/2 xícara de pão amanhecido picado
4 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de páprica picante ou defumada
1 colher de café de cominho moído
1 colher de café de noz moscada moída
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho sueco:
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de Caldo de carne (preferencialmente o caseiro, clique AQUI para acessar a receita completa)
2 colheres de sopa de limão espremido
1/4 xícara de vodca
1/2 xícara de creme de leite (preferencialmente fresco)
3 colheres de sopa de salsinha picada

Junte as duas carnes e acrescente os outros ingredientes. Misture tudo, amassando com as mãos, para integrar muito bem e distribuir os temperos. Forme bolinhas não muito grandes.

Aqueça uma frigideira grande, derreta a manteiga e coloque as almôndegas. Deixe que fritem até ficarem douradas e retire-as, reservando em local aquecido (pode ser o forno preaquecido em 180ºC por 10 minutos e desligado ou o microondas).

ComoFazerAlmondegasSuecas_CozinhandoPara2ou1

Na mesma frigideira, coloque o caldo e vá misturando com uma colher de pau ou de nylon para dissolver aqueles queimadinhos que ficaram no fundo da frigideira — é isso que vai deixar o nosso molho super saboroso.

Depois, junte o limão e a vodca e espere ferver. Abaixe o fogo, acrescente o creme de leite e mexa de vez em quando até integrar bem e engrossar um pouco (mesma consistência de molho branco para macarrão). Por fim, coloque a salsinha e misture.

Retorne as almôndegas ao molho, espere que esquentem bem e sirva em seguida. Esta quantidade serve duas pessoas.

Um típico prato sueco contém estas almôndegas, batatas (eu servi com as Batatas noisette ao alecrim mas podem ser assadas, cozidas, fritas, em purê…) e uma boa colherada de Geleia de frutas vermelhas.

 

UPDATE: voltei à Suécia em Outubro e provei as originais almôndegas suecas. Apesar do molho ser um pouquinho diferente do que o que eu preparei (sinceramente tem sabor daquelas misturas prontas em pó), esta versão é muito parecida com a original.

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram