Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

img_20131014_160425.jpg

Eu tenho um problema sério com doces: devo ter algum gene de formiga, não é possível. Mas como não dá para ficar abusando das sobremesas, sempre tenho uma geleia sem açúcar na geladeira para enganar naqueles momentos críticos: ela pode ser devorada assim com torradinhas ou então colocada sobre o iogurte desnatado e o problema está resolvido.

Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

Para a calda:
1 maçã pequena (de preferência doce)
1 xícara de água

Para a geleia:
1 1/2 xícara de frutas vermelhas frescas, congeladas ou desidratadas em pedaços pequenos
1 1/2 xícara de água
1/2 limão espremido

Lave bem a maçã com a casca e as sementes e pique-a em pedaços. Coloque a água para ferver e deixe-a cozinhar em fogo baixo até ficar bem macia. Coe essa calda, e retorne-a ao fogo, agora alto. (O purê de maçã cozida você pode usar para fazer o Bolo de maçã especial.)

Esta calda de maçã vai ajudar a geleia a engrossar pois ela contém pectina, essencial para esta receita, já que não temos o açúcar para fazer isso.

Acrescente à calda coada as frutas vermelhas (eu usei morangos frescos maduros, amoras congeladas e goji berries desidratadas), a água e o limão e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até alcançar o ponto de geleia (pode ser mais ralo ou mais grosso, dependendo da sua preferência — lembre-se de que ela fica mais espessa ao esfriar). Se ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água e retorne ao fogo.

Coloque a geleia pronta em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Tampe e conserve na geladeira por até 1 mês.

Esta receita rende 1 pote médio de geleia. Você pode comer com pães, com iogurte parfait e panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molhos de salada. Se você esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie vira uma entrada deliciosa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

28 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

nove + dezessete =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram