Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Quibe de berinjela no forno (de bandeja)

Quibe de berinjela no forno (de bandeja)

Acho que nunca vivi um julho com tanta cara de verão (e veja bem, isso não é uma reclamação!). Então, um dia desses, pensei logo em preparar uma saladona para o almoço.

Dei uma olhada em volta para ver o que tinha disponível em casa e resolvi fazer um quibe de berinjela, assim dava mais sustância à refeição. No meio do caminho, resolvi colocar um punhado de nozes e, meudeus, como ficou bom!

Para a salada, juntei alface com tomate e pepino picadinhos com bastante salsa, hortelã e azeite (numa improvisação da salada árabe Fatouche). Aproveitei também para tostar pão sírio, que quebrei por cima com um pouco de gergelim.

E, como não poderia faltar, uma bela colherada de coalhada seca (que nunca falta na minha geladeira) com um fio de azeite e uma chuvinha de zaatar para finalizar o prato.

Quibe de berinjela no forno (de bandeja)

1 berinjela média (+/- 250g.)
1 xícara de trigo para quibe
1 xícara de água fervente
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 xícara de cheiro verde picado
1/4 de xícara de hortelã picada
1 colher de café de pimenta síria
1 colher de café de cominho em pó
2 colheres de sopa de azeite
1/3 de xícara de nozes picadas
1 colher de café de sal
Recheio opcional: cebolas caramelizadas (clique AQUI para acessar a receita completa)

Hidrate o trigo para quibe com a água fervente. Se quiser, acrescente algumas folhas de hortelã e/ou salsa e deixe descansar por pelo menos meia hora, coberto com um pano limpo.

Coloque no processador de alimentos a berinjela, o alho e a cebola cortados grosseiramente, a hortelã, a pimenta e o cominho e vá pulsando até ficar triturada mas sem deixar virar uma pasta.

Em um tigela grande ou bacia, misture o trigo já hidratado e junte a berinjela processada e as nozes e misture até que esteja tudo bem incorporado para obter uma massa bem homogênea.

Coloque a mistura em uma assadeira (de mais ou menos 20cm. x 20cm.) untada. Se quiser, divida a massa em duas partes e recheie com as cebolas caramelizadas. Depois, com uma faca corte o quibe em losangos e regue com o azeite.

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos ou até a superfície dourar levemente. Espere esfriar por uns 10 minutinhos antes de servir.

Esta quantidade serve bem até 3 pessoas.

Dica: se quiser, congele o quibe antes de assar. Mantenha-o em pote bem fechado por até 3 meses no congelador. Retire com antecedência e deixe descongelar na geladeira. Aí é só levar ao forno antes de servir.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e práticas (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Patricia

    /

    Olá! Tudo bem? Gosto muito das suas receitas! A beringela é processada crua mesmo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Patricia.
    Sim, a berinjela entra crua e vai cozinhar no forno. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram