Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Sanduíches / Vegetais / Cebolas caramelizadas

Cebolas caramelizadas

img_20131124_162141.jpg

Ao contrário do que pode parecer (e que muita gente pensa), caramelizar cebolas não significa banhá-las em caramelo ou adicionar açúcar no preparo, mas cozinhá-las lentamente para que soltem seus açúcares. Ficam deliciosas e acompanham quase tudo, um detalhe que faz diferença no seu prato.

Cebolas caramelizadas

1 cebola grande
1 colher de chá de manteiga
Sal e pimenta do reino a vontade

Corte rodelas finas da cebola. Derreta a manteiga em fogo bem baixo e jogue-as para refogar. Mexa bem e deixe-as murcharem bem até ficarem bem maleáveis e açucaradas — isso demora pelo menos uns 40 minutos. Quando estiverem prontas, tempere a gosto. Lembre-se, entretanto, de que o charme das cebolas caramelizadas é o sabor adocidado, por isso não carregue no sal.

Dica: o meu truque para que as cebolas não queimem no fogo não muito baixo do meu fogão (que pode não ser muito correto na teoria), é adicionar 1/2 xícara de água depois que as cebolas começarem a dourar. Geralmente quando ela seca, as cebolas estão quase prontas: deixe-as refogarem mais um pouquinho.

Sirva as cebolas caramelizadas como acompanhamento de assados, em sopas, com torradinhas ou bruschettas, sobre saladas, em sanduíches e como mais quiser.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados ( obrigatório )

seis + 18 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram