Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Doces, bolos e sobremesas / Matinais / Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas)

Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas)

OvernightOatsComBananaChocolateEAmendoas_CozinhandoPara2ou1

Overnight oats pode parecer algo sofisticado e diferente, mas nada mais é do que a “aveia amanhecida” ou “aveia de um dia para o outro”. Talvez se usarmos a definição bastante usada em Portugal fique mais fácil de explicar: é uma papa crua de aveia, preparada na noite anterior.

É tipo um café da manhã no pote (que aliás pode virar lanche da tarde, pré-treino ou ceia) geralmente composto por uma mistura de aveia com iogurte ou leite, frutas, castanhas, mel, geleias e todos os outros complementos que sua imaginação sugerir.

Eu gosto muito dessa ideia porque AMO dormir e, como cada minutinho a mais na cama de manhã para mim vale muito, deixar tudo preparado na noite anterior é uma ótima escolha. Além disso, é uma opção completa para que a primeira refeição do dia não acabe virando o pão na chapa com pingado no balcão da padaria (que é sem dúvida uma delícia, mas não a melhor escolha para o dia a dia).

Overnight oats (aveia com iogurte, banana, chocolate amargo e amêndoas)

1 pote de iogurte (pode ser desnatado, não adoçado, sem lactose)
2 colheres de sopa de aveia em flocos (ou flocos de quinoa, de amaranto, de milho, de arroz, granola, müsli etc.)
1 banana em rodelas
1 colher de sopa de gotas de chocolate amargo ou meio amargo
1 colher de chá de amêndoas laminadas
1 colher de chá de agave ou mel (opcional)

Há duas formas de preparar overnight oats. A primeira é juntar todos os ingredientes em uma tigela, misturar e depois colocar em um pote de vidro com tampa. A minha preferida é montar camadas direto no pote, como fiz desta vez — acho que fica mais bonito e apetitoso.

Comece as camadas com 1/3 do iogurte na base. Arrume por cima 1 colher de aveia, metade das rodelas de banana e metade do chocolate. Repita as camadas e finalize com a última parte do iogurte e as lâminas de amêndoas para dar um toque crocante.

ComoFazerOvernightOatsComBananaChocolateEAmendoas_CozinhandoPara2ou1

Depois de montadas as camadas, feche bem o pote e mantenha-o na geladeira durante a noite para a manhã seguinte.

Você pode retirar o pote da geladeira com algum tempo de antecedência para que não esteja tão gelado na hora de consumir. Se quiser, adicione o agave ou mel quando for comer.

A dica aqui é que as overnight oats podem ficar prontas por até 3 dias na geladeira. Ah, e claro, você pode usar outros ingredientes que quiser, como frutas, cereais e complementos, sempre buscando combinar texturas e cores diferentes.

Café da manhã no pote. Quem curte?

Uma foto publicada por Receitas rápidas e fáceis (@cozinhandopara2ou1) em

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Diogo Araujo

    /

    Adoro overnight oats. Como várias vezes isto ao pequeno-almoço e não consigo parar, torna-se hábito.

  • Luciana Carpinelli

    /

    É uma delícia e realmente viciante. 🙂
    Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram