Você está aqui:  / Como fazer / Matinais / Vegana / Vegetariana / Como fazer mingau de aveia

Como fazer mingau de aveia

Nos finais de semana meu corpo precisa de um bom café da manhã para acordar. No inverno, então, a necessidade de conforto, além da comida para dar energia e nutrientes para o corpo, aumenta bastante.

Sempre que acordo querendo colo, principalmente nos dias mais frios, penso logo em um mingau de aveia bem quentinho. Parece mágica: é só pensar nele que levanto rapidinho e bem animada em direção à cozinha. 🙂

Quando era criança, não via graça no mingau de aveia e preferia o de farinha láctea. Mas aí cresci, meu paladar mudou e descobri quantas coisas não comia por pura birra. Ainda bem que a gente evolui!

Como fazer mingau de aveia

1 xícara de leite (pode ser vegetal)
3 colheres de sopa de aveia
1 colher de chá de canela em pó ou extrato de baunilha
Açúcar, adoçante, mel, melado a vontade

Em uma panela pequena, coloque a aveia e leve ao fogo em fogo baixo até começar a tostar e perfumar (eu gosto de usar grãos integrais, mas pode usar farelo, flocos finos ou o que preferir). Muita gente não faz isso, mas acho que faz muita diferença no resultado final.

Junte o leite, aumente o fogo para o médio e, quando subir a fervura, comece a mexer sempre até engrossar (se parar de mexer, o leite pode subir e transbordar ou então grudar no fundo da panela e queimar).

Você pode deixar mais ou menos grosso, como preferir. Desligue o fogo e adicione a canela ou baunilha e adoce como preferir.

Sirva em seguida ainda quentinho. Eu gosto de acrescentar oleaginosas ou sementes (como as de abóbora, da foto) e sempre acompanho de uma fruta. Aí só falta o café para um café da manhã completo!

Estas quantidades rendem uma porção.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

  • LEVID SILVEIRA

    /

    Muito obrigado Luciana! Agora sei fazer um mingau realmente bom.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram