Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Risoto caprese com molho pesto

Risoto caprese com molho pesto

Resolvi, dia desses, preparar um risoto mais leve: caprese com tomatinhos, muçarela e manjericão.

Para dar o sabor do manjericão ao arroz sem amargar como acontece com a folha fresca, comecei o refogado com molho pesto (quase sempre tenho um pouco congelado — é só colocar em forminhas de gelo com uma camada de azeite por cima e deixar por até 3 meses).

Quase na finalização, coloquei os tomatinhos cortados ao meio (para não cozinharem demais e se desfazerem por completo virando um molho) e juntei bolinhas de muçarela de búfala para aquecerem e ficarem macias mas sem derreter.

Para finalizar o prato, usei folhinhas de manjericão da horta e também um pouco do azeite do molho pesto só pra dar um charme. Almocinho delícia, na medida certa.

Risoto caprese com molho pesto

2 colheres de sopa de molho pesto (veja AQUI como fazer)
1/2 cebola grande picada
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes (preferencialmente caseiro — veja AQUI como fazer)
8 a 10 bolinhas de muçarela de búfala (tamanho cereja)
8 a 10 tomatinhos cereja cortados ao meio (opcional)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga gelada
Sal e pimenta do reino a vontade
Folhas de manjericão fresco para servir

Aqueça o caldo até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça o molho pesto para refogar a cebola e o alho sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá repetindo esse procedimento: quando o arroz estiver secando, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo. Faça isso até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo até o arroz estar pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco).

Tempere com sal e pimenta do reino, acrescente as bolinhas de muçarela e os tomatinhos.

Retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções do risoto caprese nos pratos e, se quiser, finalize com mais um pouquinho de molho pesto e folhas de manjericão.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram