Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetariana / Risoto vegano cremoso (sem queijo e sem manteiga)

Risoto vegano cremoso (sem queijo e sem manteiga)

Cozinhar, para mim, é uma grande aventura e descobrir possibilidades realmente me encanta. Já que quanto mais variado for o nosso cardápio, mais saudável ele é, nunca é demais experimentar e incluir novas possibilidades, adquirir novas referências.

Vi no @seriouseats um post com um risoto vegano, ou seja, sem manteiga e queijo. Pode parecer um sacrilégio com a tradição italiana, mas uma coisa me chamou a atenção: ele era feito com missô, a incrível pasta de soja fermentada dos japoneses. E isso foi suficiente para me convencer a testar.

O resultado é um risoto cremoso e muito saboroso (com certeza o umami do missô contribui com isso!). Resolvi não acrescentar nenhum outro ingrediente para conseguir sentir bem o sabor e a textura e gostei bastante.

Com certeza não vou deixar de fazer a versão tradicional que eu tanto gosto, mas pode ser uma boa alternativa quando não tiver um bom queijo ou manteiga em casa, não acha?

Sem contar que é sempre útil ter uma opção vegana (ou sem lácteos, talvez) para receber convidados especiais. 😉

Além de tudo isso, o missô é super nutritivo (e gostoso!).

Risoto vegano cremoso (sem queijo e sem manteiga)

2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola bem picadinha
2 dentes de alho amassados ou bem picados
1 xícara de arroz para risoto (arbório, carnarolli)
1/4 de xícara de vinho branco
2 colheres de sopa de missô (pasta de soja fermentada)
3 xícaras de caldo de legumes (de preferência caseiro — veja AQUI como fazer)
1 colher de chá de limão espremido
1 pitada de sal (se necessário)
Pimenta do reino a vontade
Cheiro verde bem picadinho para finalizar

Aqueça o caldo até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça o azeite para refogar a cebola e o alho sem deixar dourar.

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, quando estiver secando, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando o arroz estiver pronto (com o arroz al dente, cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Junte o missô, o limão espremido e uma boa pitada de pimenta do reino e misture para integrar tudo muito bem. Prove e, se precisar, corrija o sal.

Coloque as porções do risoto vegano cremoso e finalize com o cheiro verde picadinho. Se quiser, regue com um fiozinho de azeite.

Esta receita serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram