Você está aqui:  / Acompanhamentos / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Como fazer mix de quinoa crocante

Como fazer mix de quinoa crocante

A quinoa é um cereal que tem sido muito consumido pelos adeptos de uma alimentação mais saudável e variada. E isso não acontece por acaso, afinal ela é riquíssima em proteínas de alto valor biológico, ou seja, ela é capaz de oferecer todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo funcionar corretamente.

Além disso, contém uma quantidade importante de fibras, o que favorece a saciedade, e é rica em ômega 3 e 6 que atuam como protetores cardiovasculares e redutores de colesterol LDL (ruim).

Ou seja, mesmo que ela não seja um dos pratos principais do dia, acrescentar um pouco dela nas refeições, mesmo que na finalização, pode ser uma boa ideia.

Este mix de quinoa crocante eu aprendi a fazer com a Bia Brunow, cozinheira e chef de cozinha que já participou dos programas Masterchef e The Taste Brasil. Ou seja, é óbvio que vale a pena tentar

Sem contar a composição nutricional super interessante, não posso deixar de dizer que esta quinoa crocante fica uma delícia e já virou um vício por aqui. 😉

Como fazer mix de quinoa crocante

1/2 xícara de mix de quinoa crua
2 xícaras de água filtrada
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal e pimenta do reino

Corte o alho em três pedaços e coloque na panela. Junte a folha de louro, o mix de quinoa, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Misture rapidamente e coloque a água.

Leve a panela ao fogo alto até começar a ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semi-tampada por 15 minutos. A ideia é que ainda sobre bastante água (caso seque demais durante o cozimento, adicione mais um pouco de água).

Despeje a quinoa em uma peneira com trama fina e deixe escorrer completamente a água — se quiser, guarde esse caldo para acrescentar a sopas ou usar no cozimento de legumes ou grãos.

Espalhe bem os grãos de quinoa já cozidos em uma assadeira antiaderente ou levemente untada com azeite e leve ao forno preaquecido em 160-180ºC. De 5 em 5 minutos, retire a assadeira do forno (com cuidado para não se queimar) e misture a quinoa com uma colher de pau. Ela precisa “secar” homogeneamente, sem grudar um grãozinho no outro, por isso precisa misturar bastante.

Quando a quinoa estiver completamente seca e bem crocante, retire do forno e deixe esfriar.

Conserve em vidro com fechamento hermético por até 1 mês e use com saladas e outros pratos para acrescentar um toque crocante ao prato.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram