Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Arroz frito com vegetais

Arroz frito com vegetais

Um congelador abastecido de sobrinhas é como um tesouro: é só juntar uns dois ou três saquinhos e o almoço está pronto bem rápido — o único trabalho colocar tudo na panela e mexer de vez em quando até estar integrado e aquecido.

O arroz frito é um prato típico oriental e também uma excelente forma de reaproveitar as sobras de arroz e deixá-las com uma cara totalmente diferente do “soborô”. E o melhor é que fica pronto assim rapidinho mesmo e usando somente uma frigideira ou wok (panela arredondada típica da Ásia).

Para facilitar a vida, costumo comprar as bandejinhas já com o mix de vegetais (também para não precisar comprar um de cada e ficar com a geladeira cheia de sobras), mas é claro que você pode usar o que tiver em casa ou preferir.

Um prato leve, colorido (cheio de nutrientes) e facílimo de preparar.

Arroz frito com vegetais

1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado (ou azeite)
1 dente de alho amassado ou bem picadinho
3 colheres de sopa de aipo picadinho
150g. de shimeji limpo
1 xícara de legumes em cubinhos (cenoura, vagem, ervilhas, milho, couve flor, brócolis etc.)
1 xícara de arroz cozido
2 colheres de sopa de molho shoyo
3 colheres de sopa de água
1 colher de café de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
1 colher de café de coentro em pó (opcional)
Azeitonas picadas (opcional)
1/4 de xícara de castanhas de caju inteiras
Sal e pimenta do reino a vontade
Salsinha picada para servir

Aqueça uma frigideira grande ou wok em fogo médio e coloque o óleo de gergelim ou de azeite. Junte o alho e o aipo e deixe refogar por uns 2 minutinhos, sem ficar mexendo muito. Junte o shimeji e espere começar a dourar.

Coloque então os legumes e o arroz, o shoyu, a água e os temperos, misture tudo, tampe e espere aquecer. Para finalizar, acrescente as azeitonas e as castanhas de caju.

Destampe e prove: fica tão saboroso que nem precisa de muito sal (se quiser, pode colocar um pouco mais de shoyo). Se precisar, corrija o tempero com sal e a pimenta do reino. Salpique com a salsinha e sirva em seguida.

Estas quantidades servem duas boas porções que valem por uma refeição.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram