Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Purê de ervilhas com wasabi

Purê de ervilhas com wasabi

Sempre procuro fugir do óbvio quando cozinho, principalmente porque sou meio chata para comer sempre as mesmas coisas. Comprei um pacotão de ervilhas congeladas e, ao pensar no que fazer com elas, lembrei do Purê de ervilhas.

Como o plano era servir com a Acelga com shimeji e molho oriental, resolvi dar a ele também um toque asiático e acrescentei um tantinho de wasabi que deu um charme todo especial de sabor. Aliás, este purê é gostoso e saudável, uma combinação perfeita. Não acha? 😉

Dá para combinar com carnes, aves e peixes, além da acelga com shimeji ali de cima e de muitos outros legumes refogados e assados.

Purê de ervilhas com wasabi

1 e 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas (em temperatura ambiente) ou 1 lata de ervilhas escorridas
1/2 xícara de leite
1 dente de alho grande amassado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de wasabi
Cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Derreta a manteiga e refogue o alho. Em seguida, acrescente as ervilhas e mexa bem para que todas sejam envolvidas com o tempero. Cubra-as com o leite, tempere com pimenta do reino, tampe a panela e deixe ferver com o fogo baixo por uns 5 minutos se as ervilhas forem em conserva e 10 a 15 minutos se forem frescas ou congeladas até ficarem macias. Se o leite estiver secando, é só acrescentar um pouco de água.

Neste momento, você pode bater no liquidificador ou processador (segurando a tampa com a ajuda de um pano de prato para evitar que o calor faça explodir pela cozinha) e, se quiser, passar o creme pela peneira. Eu não vejo muita necessidade, mas o purê fica mais fino.

Depois, volte à panela para finalizar. Aumente o fogo, adicione o wasabi e vá mexendo até ficar com textura de purê. Prove e acrescente sal, se necessário.

Antes de servir, salpique a cebolinha picada por cima. Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram