Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Sanduíches / Hambúrguer de atum com beterraba

Hambúrguer de atum com beterraba

Para completar um prato de saladona de alface, radiccio e agrião, vamos de chips de cenoura e um belo hambúrguer de atum.

Recebi um kit de conservas de atum e sardinha e resolvi usar uma das latinhas em uma receita bem gostosa. Aí fui no site da coqueiro buscar inspiração e vi um hambúrguer de atum com quinoa.

Quando percebi que não tinha quinoa em casa, decidi improvisar outra receita com o que tinha e acabei usando a beterraba pra testar o truque desses hambúrgueres processados de planta. E não é que ficou bem rosadinho, como se fosse carne mesmo?

Meu objetivo não era enganar ninguém (tipo, eu mesma? 😂), mas sim descobrir uma nova forma de adicionar nutrientes à preparação. E simplesmente adorei o resultado!

Com a cenoura, fiz chips crocantes como faço outros chips de legumes e aproveitei para salpicar umas castanhas também.

Para acompanhar, um copo de água de coco bem geladinha!

Hambúrguer de atum com beterraba

1 lata de atum
1/4 de xícara de beterraba ralada
1/4 xícara de linhaça dourada
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
1 pitada de pimenta do reino

Comece colocando a beterraba em um guardanapo de pano (preferencialmente de cor escura pois pode manchar) e faça uma trouxinha para espremer o caldo sobre um copo. Reserve este sumo vermelho.

Escorra bem o atum e descarte o líquido ou óleo.

Coloque a linhaça em um processador de alimentos e pulse até obter uma farinha não muito grossa. Retire-a do processador e reserve também. Se preferir, use a farinha de linhaça já comprada pronta.

Coloque o atum no processador e junte a beterraba ralada com o alho e o sal. Processe para obter uma massa homogênea. Retire essa massa do processador e coloque em uma tigela grande.

Despeje a farinha de linhaça processada e misture à massa, amassando para obter uma massa ainda grudenta mas que pode ser modelada. Aos poucos vá acrescentando o sumo da beterraba com cuidado para que a massa não fique muito úmida (se errar a mão, use um pouco mais de linhaça para dar ponto).

Unte a mão com umas gotinhas de azeite e modele dois hambúrgueres. Use o restante de azeite para pincelar bem os dois lados dos hambúrgueres.

Para assar, unte uma assadeira com um pouquinho de azeite e distribua os hambúrgueres, uns ao lado do outro. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que comecem a dourar. Vire-os e espere dourar também do outro lado.

Você ainda pode preparar na churrasqueira ou na frigideira, deixando dourar a superfície.

Eu servi com uma boa salada, chips de cenoura e castanhas. Combina super bem com o purê de ervilhas com wasabi  e fica também uma delícia no pão com esta batata rústica com toque de limão. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Regina

    /

    Deu água na boca!!

  • Renato

    /

    O Melhor e mais suculento HAMBÚRGUER VEGETARIANO de todos.
    🙂

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram