Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Camarões com molho oriental levemente picante

Camarões com molho oriental levemente picante

Fazia bastante tempo que não comia uns camarões mas, sem sair de casa e sem ir à feira (onde consigo comprar menos de meio quilo, afinal, é só para mim), estava difícil de conseguir.

Eis que meu pai comprou bastante camarão com um preço bom e a mamy separou um pouquinho pra mim (naquele esquema quando ligo o carro só para ele não parar de vez e passo em frente da casa deles pra gente se ver — eu de dentro do carro e eles da garagem — e ela corre no carro rapidinho para me entregar o pacote).

Para estes bonitinhos, resolvi fazer uma preparação simples mas não menos especial, com um tempero oriental levemente apimentado e bastante cebolinha para finalizar: camarões com molho oriental.

Para acompanhar, Gohan (arroz japonês) com furikake (tempero oriental com algas), Sunomono (salada agridoce de pepino) com gergelim, amendoins tostados e um limãozinho para dar ainda mais sabor a tudo.

Uma belezura que ficou super delicinha! ❤️

Camarões com molho oriental levemente picante

150-200g. de camarões (de preferência não muito pequenos)
1/2 limão espremido
1 colher de chá de gengibre ralado
1 dente de alho ralado ou espremido
1 folha de capim limão (capim santo, cidreira)
1 colher de chá de togarashi (tempero japonês apimentado)
1 colher de chá de curry (usei um japonês)
1 colher de sopa de saquê mirin
1 colher de chá de óleo de gergelim
Sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha laminada para servir

Limpe bem os camarões e os enxugue com papel toalha (isso evita que espirre quando colocar para refogar).

Em uma tigela não muito pequena, misture bem o limão, o gengibre (de preferência com o caldo que escorre quando a gente rala), o alho, o capim limão cortado em pedaços de uns 5 centímetros e amassado para soltar o perfume, o togarashi (se não encontrar, você pode substituir por páprica picante — não vai ficar igual, mas garanto que fica ótimo!), o curry, o saquê e o óleo de gergelim, formando um molho homogêneo. Tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta do reino.

Coloque os camarões na tigela com o molho, misturando para distribuir o tempero.

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque os camarões com o molho. Se a frigideira for muito pequena, divida os camarões em duas levas para que ela não esfrie muito.

Deixe os camarões refogarem por cerca de 1 minuto e meio, sem tampar e sem mexer, e vire-os. Conte mais 1 minuto e meio e pode desligar o fogo. Eles precisam mudar de cor mas não podem cozinhar por muito tempo para que não fiquem borrachudos.

Retire os camarões da frigideira (retire os pedaços de capim santo) e sirva em seguida salpicados com a cebolinha fresca.

Você pode servir como entrada ou petisco, acompanhando uma bela salada de folhas coloridas ou então montar uma cumbuca (ou prato) como o que eu fiz.

Estas quantidades rendem uma boa porção (mas tenho certeza que você não vai conseguir comer só um tiquinho desses camarões com molho oriental).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

%d blogueiros gostam disto: