Você está aqui:  / Reaproveitamentos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Vegetariana / Sopa de mandioquinha com shimeji (ou como aproveitar sobras de purê)

Sopa de mandioquinha com shimeji (ou como aproveitar sobras de purê)

Como aproveitar sobras de purê? Não sei se alguém já se fez esta pergunta, mas eu sou a rainha de fazer careta para comida com cara de ontem, por isso odeio quando sobra alguma coisa. Só que não dá para simplesmente ir jogando tudo no lixo, né? Então sempre penso em como reutilizar aquele restinho e deixá-lo com uma cara diferente, com jeitinho de comida fresca.

Apesar de cozinhar para 2 ou 1 há um bom tempo, vira e mexe ainda erro a mão e exagero um pouco na hora de calcular as quantidades. Foi o que aconteceu quando fiz o Purê de mandioquinha com cebola tostada. Almocei sozinha e sobrou uma boa porção, que foi para a geladeira. No dia seguinte, pensei em usar o purê para fazer bolinhos, como o que fiz com as sobras de purê de couve flor (que virou deliciosos Croquetes de palmito com purê de couve flor).

Cheguei em casa do trabalho, com um friozinho daqueles, e só conseguia pensar em uma sopa apetitosa. Não demorou muito para ter a ideia de “dissolver” o purê de mandioquinha e transformá-la em um creme bem quentinho. Para complementar, um restinho de shimeji foi pra manteiga e deixou o jantar ainda mais gostoso.

Não ia nem postar aqui, tanto que a foto ficou bem meia boca porque estava de noite e a iluminação era bem fraca (tirei mesmo só para postar no Instagram). Mas tanta gente gostou da dica que resolvi trazê-la para cá e registrar a ideia de reaproveitamento de qualquer tipo de purê para quem mais quiser. 😉

Sopa de mandioquinha com shimeji (ou como aproveitar sobras de purê)

1 xícara de purê de mandioquinha, batata baroa ou batata salsa (clique AQUI para ver como preparar)
+ ou – 1/2 xícara de água ou de leite
1/2 xícara de shimeji
1 colher de chá de manteiga
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque o purê e a água ou leite em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo bem para “dissolver” completamente o purê no líquido.

Caso prefira a sopa mais ou menos cremosa, você pode adicionar mais líquido ou deixar que ela apure um pouco mais no fogo, sempre misturando bem.

Enquanto isso, derreta a manteiga em uma frigideira pequena e coloque o shimeji para refogar por 3 a 5 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Quando acertar o ponto desejado da sopa, prove e corrija o tempero com sal e pimenta do reino. Sirva-a em uma cumbuca e coloque o shimeji por cima. Se quiser, acrescente cebolinha picadinha ou queijo ralado.

Esta quantidade serve bem uma pessoa.

Dica: você pode usar qualquer tipo de purê para esta receita, não apenas o de mandioquinha. O purê de batata, por exemplo, vira quase uma Vichyssoise.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram