Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Molho cremoso de shimeji

Molho cremoso de shimeji

Um molho cremoso de shimeji, receitinha super coringa que pode ser vegana dependendo da escolha dos ingredientes. Uma opção leve e saborosa para iniciar a semana com o pé direito em uma #SegundaSemCarne mas ainda assim especial.

E apesar de ser super simples de preparar, sabe o que eu mais gosto nesta receita? Com ela fica fácil montar um prato bonito e caprichado, mesmo sem itens sofisticados demais. É bem daquele jeitinho que eu adoro para transformar a comidinha do dia a dia em algo interessante.

No dia da foto, cozinhei somente para mim, em um domingo silencioso e introspectivo. Estava jogada no sofá fazendo maratona de séries na Netflix, já pensando no que iria pedir, mas resolvi dar uma olhada na geladeira e ver se surgia alguma ideia. Durante o preparo fui me empolgando e caprichei tanto que resolvi até usar uma louça diferente de cerâmica e talheres dourados. Só pra mim, e daí?

Comi feliz uma refeição preparada por mim e cheia de coisas boas — do carinho comigo mesma aos nutrientes de um prato equilibrado e nutritivo, além de leve e gostoso. Permita-se também! 😉

Molho cremoso de shimeji

200g. de shimeji (claro ou escuro)
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 colher de sopa de molho inglês
3/4 de xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de creme de arroz (ou creme de leite)
1 punhado de cebolinha picadinha
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma frigideira alta, aqueça em fogo médio o azeite e coloque a cebola para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o shimeji solto (sem a parte final dos cabinhos), tempere com sal e pimenta do reino e misture.

Junte o molho inglês, o vinho e mexa bem. Abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por uns 8 a 10 minutos para que os cogumelos fiquem macios e o molho encorpe.

Finalize com o creme de arroz e a cebolinha. Eu servi com o Purê de mandioquinha com cebola tostada, mas você pode envolver sua massa preferida, comer com arroz branco ou cuscuz marroquino hidratado, e até com pão. ?

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram