Você está aqui:  / Massas e molhos / Sukiyaki com lamen (carne, legumes e macarrão japonês com molho)

Sukiyaki com lamen (carne, legumes e macarrão japonês com molho)

????

O Sukiyaki é popularmente conhecido como o “fondue japonês”. Isso porque, segundo a tradição camponesa oriental, um fogareiro é levado à mesa com uma wok própria para o preparo do prato e cada convidado sentado à mesa vai acrescentando à panela quente os ingredientes de sua preferência.

Para facilitar um pouco a logística da refeição, eu costumo preparar a receita diretamente no fogão e levá-la à mesa já pronta. Uma adaptação para deixar mais prática e fácil.

150g. a 200g. de lamen (macarrão japonês, que pode ser substituído por udon, soba, konyaku ou harusame)
1 colher de sopa de óleo de gergelim torrado
1 colher de sopa de manteiga
250g. de carne cortada em tiras finas (pode ser bovina ou suína, às vezes uso até de frango)
50g. de shitake em tiras
1/4 xícara de molho shoyo
1/4 xícara de saquê mirin
1/4 xícara de água
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
1 colher de chá de açúcar
1/2 cebola grande cortada em pétalas
+/- 1 xícara de folhas de acelga rasgadas
+/- 1/2 xícara de folhas de agrião
1/4 xícara de cebolinha picada
1 cenoura média em rodelas finas (opcional)

Comece preparando o macarrão de acordo com as instruções para que fique al dente (este da foto cozinha em 2 minutos). Escorra-o bem e reserve, misturado ao óleo de gergelim para não grudar.

Como não tenho um fogareiro para levar à mesa, irei preparar o prato todo no fogão mesmo para, depois, ser servido nas chawans, as tigelinhas japonesas. Caso prefira, prepare o molho e organize os demais ingredientes em cumbucas separadas. Coloque a panela com o molho sobre o fogareiro e oriente cada convidado para que vá mergulhando no molho os itens de sua preferência. Após o cozimento, esses itens devem ser transferidos para a chawan individual.

Vamos, então, ao meu método simplificado de preparo: em uma frigideira alta ou wok, aqueça a manteiga em fogo baixo e refogue a carne por mais ou menos 2 minutos, até que perca a cor avermelhada. Acrescente a cebola e deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos. Coloque então o saquê e espere o álcool evaporar. Depois disso, regue com o shoyo, a água, o vinagre e o açúcar e espere ferver.

ComoFazerSukiyakiComLamen_CozinhandoPara2ou1

Em seguida, coloque as verduras e a cenoura, se for usar — eu gosto de acrescentar para deixar o prato mais colorido e ter uma textura mais crocante. Se preferir, substitua estes vegetais por outros de sua preferência: brócolis e/ou couve-flor, espinafre, alho poró, broto de bambu etc. Dê uma misturada e espere que as folhas murchem.

Para finalizar, acrescente o macarrão cozido e envolva-o com o molho. Sirva em uma baixela, como na foto, ou diretamente em duas tigelas chawan.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram