Você está aqui:  / Carnes / Marmita / Sem glúten / Parmegiana de carne moída (x-burger ou hambúrguer na travessa)

Parmegiana de carne moída (x-burger ou hambúrguer na travessa)

Quando comecei a trabalhar na empresa em que trabalho, minha maior preocupação era ter que almoçar no refeitório. Depois de ouvir inúmeras histórias de comidas horríveis e intoxicações alimentares assustadoras, minha primeira experiência foi surpreendentemente positiva. E, para marcar a minha estréia em refeitórios corporativos, fui recebida com direito a Parmegiana de carne moída.

Nunca tinha comido e nem pensado em preparar uma espécie de parmegiana com a carne moída, mas adorei a ideia. Gostei tanto que, desde este dia, tinha decidido prepará-la em casa e trazer a receita para cá mas sempre acabava esquecendo. Aí toda vez que ela aparecia no cardápio da semana na “firma”, eu relembrava, prometia para mim mesma que do fim de semana não passava — e acabava esquecendo de novo. E foi assim por quase 2 anos!

Mas finalmente me lembrei desta parmegiana de carne moída quando conversava com meu pai sobre o cardápio do almoço de domingo. Propus a ideia e sem nem pestanejar ele topou na hora, com os olhos brilhando. Que, aliás, brilharam ainda mais quando provou a primeira garfada, e a segunda leva, e a terceira repetição do prato. Acho que ele também adorou a ideia!

Também, com essa deliciosidade de queijo derretido, é meio difícil de resistir! Pois não resista você — e por favor não demore 2 anos para fazer em casa, como eu. 🙂

Parmegiana de carne moída (x-burger ou hambúrguer na travessa)

200-250g. de carne moída (acém, patinho etc.)
1 ovo
1/2 cebola média picadinha
1 alho amassado ou bem picadinho
50g. de bacon em cubos (opcional)
200g. de queijo muçarela (usei metade fatiado e metade ralado)
1 xícara de molho de tomate caseiro (clique AQUI para a receita completa)
Orégano para salpicar (opcional)
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece misturando bem a carne moída com o ovo, a cebola e o alho (usei um alho batidinho com ervas que eu tinha na geladeira, veja como faço em Tempero completo caseiro). Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Aqueça uma panela e coloque o bacon para soltar gordura. Quando estiver bem douradinho, apague o fogo e junte à carne.

Divida a mistura de carne pela metade e espalhe em um refratário que possa ir ao forno.

Recheie com metade do queijo (eu montei duas camadas de muçarela fatiada). Repita a camada de carne e cubra com o molho de tomate.

Distribua o restante do queijo sobre o molho (usei muçarela ralada). Salpique orégano e leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 30-40 minutos até que a carne esteja cozida e a superfície fique gratinada.

Sirva em seguida. Você pode acompanhar com Batatas noisette com alecrim ou arroz branco e uma salada.

Estas quantidades servem bem entre duas e três pessoas. Aproveite as sobras para montar marmitas (que podem ser congeladas por até 3 meses).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram