Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Mais de 20 receitas de comidas japonesas para fazer em casa

Mais de 20 receitas de comidas japonesas para fazer em casa

EspecialComidaJaponesa_CozinhandoPara2ou1

Demorei um pouco para experimentar peixe cru, mas depois disso nunca mais fui a mesma: não posso ver nada que me lembre comida japonesa que já preciso matar a vontade. Justamente por isso, comecei a aprender algumas receitas e técnicas para reproduzir as delícias orientais na minha cozinha, incluindo os pratos quentes.

Vira e mexe aparece alguma publicação japa por aqui, mas só agora me dei conta de que ainda não tinha preparado um especial temático só com receitas de comida japonesa. Por isso, vamos logo resolver isso!

Para começar, não poderia faltar a tradicional saladinha oriental agridoce de pepino e kani kama: Sunomono. Mas se quiser variar um pouco, há algumas outras sugestões: Saladinha de harussame (macarrão de feijão verde) com pepino, kani e gergelimSalada califórnia (com pepino, manga, kani kama e molho tarê), Salada de folhas jovens com shimeji ao molho oriental ou então um Molho oriental com 5 especiarias para saladas.

Ainda entre as entradas, não pode faltar uma porção de Shimeji na manteiga super rápido (no microondas). Para mudar um pouco, aposte no Pacotinho de shimeji com legumes à oriental ou no Shimeji com ervilha torta e broto de feijão. Outra opção de entrada é o Tempurá de legumes e folhas da Bela Gil.

Para começar a festa, o item essencial é o Arroz para sushi (gohan com molho shari). Depois, confira o passo-a-passo de Como fazer sushi (hosomaki ou hossomaki), o de Como fazer Hot roll (sushi empanado) ou um tutorial completo para preparar Temaki (cone de sushi). Se preferir alternativas mais fáceis, aposte no Falso sushi de salmão com abobrinha ou em um Temaki no copo.

Entre os pratos quentes, não pode faltar o Yakisoba tradicional perfeito ou em uma versão diferente: Yakisoba de shimeji e kani kama com misso. Outra sugestão é um Sukiyaki com lamen (carne, legumes e macarrão japonês com molho) ou um Tsukimi Udon (Macarrão japonês com ovo pochê no caldo quente).

Já para quem prefere pratos mais leves, Macarrão de arroz com shimeji e Bifum com cenoura, vagem, champignons e ovos mexidos são ótimas opções.

Entre as carnes, algumas boas ideias são o Atum com crosta de gergelim e molho agridoce (Atum Tataki), o Salmão semicru marinado no molho oriental, um Filé de salmão à oriental ou ainda um Tori Katsu ou Chicken Katsu (frango empanado oriental com molho agridoce). O Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo) e o tradicional Yakimeshi (arroz com ovo, presunto, cenoura e camarão) também não podem faltar!

Além disso, só falta escolher um bom saquê e deliciar-se infinitamente. Itadakimasu (bom apetite)! 🙂

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

9 Comentários

  • Gabriela

    /

    Oi, meu nome é Gabriela. Eu tenho uma apresentação na escola sobre a imigração japonesa e no que ela influenciou no Brasil. Meu grupo é composto de 7 pessoas e teremos de fazer um vídeo de nós preparando alguma receita japonesa. O problema é que ela não pode ser frita, não pode ser servida quente e também não pode ser com peixe/carne/frango pois vai estragar. Além disso tem que ser fácil de fazer. Fácil, não? Bom, é por isso que peço a ajuda de vocês. Por favor, postem uma receita no site com esses critérios. Obrigada desde já, Gabriela.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Gabriela.
    Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Eu juro que gostaria, mas infelizmente não consigo atender a este tipo de pedido por aqui.
    As receitas que eu posto são as que faço em casa para meu próprio consumo, então não há uma programação prévia ou um planejamento muito específico. Espero que você encontre uma receita que atenda às suas necessidades.
    Abraço e boa apresentação na escola. 🙂

  • William

    /

    Nossa sou louco por comida japonesa jah quero fazer tudo!!!! kkk

  • Luciana Carpinelli

    /

    William, recomendo fortemente que você faça mesmo! 🙂
    Garanto que fica ótimo e o mais legal é ver que você que fez as delícias que está comendo.
    Abraço e volte sempre.

  • Isabela Lennon

    /

    Eu procurava um post exatamente assim! Muito obrigada! ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Que bom que encontrou 🙂
    Espero que goste das receitas e volte sempre!

  • Jhaysson Moura

    /

    Muito bom! obrigado, encontrei o que procurava. 😉

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram