Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Atum com crosta de gergelim e molho agridoce (Atum Tataki)

Atum com crosta de gergelim e molho agridoce (Atum Tataki)

AtumComCrostaDeGergelim_CozinhandoPara2ou1

Esta receita é especial. Muitíssimo fácil de preparar, especialmente gostosa e incrivelmente bonita. Escolhi publicá-la nesta época pois é quando mais pessoas estão em casa, muitos na praia com mais tempo disponível para cozinhar, e o calor pede pratos menos quentes e mais leves.

Tudo o que você precisa é de uma bela peça de atum com gergelim e um molho oriental para finalizar. Para acompanhar, uma salada caprichada e a refeição está completa.

Aproveite as férias ou o recesso de fim de ano para preparar esta linda delícia.

Atum com crosta de gergelim e molho agridoce (Atum Tataki)

1 pedaço de lombo de atum fresco (aproximadamente 250g.)
1/4 xícara de molho shoyo
1/2 colher de café de gengibre em pó ou ralado
4 colheres de sopa de gergelim branco torrado
4 colheres de sopa de gergelim preto
2 colheres de sopa de saquê mirim
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de açúcar
Sal e pimenta do reino ou branca a vontade
Cebolinha bem picadinha

Quanto mais fresco for o peixe, mais gostoso ele fica. Por isso, dê preferência a boas peixarias ou feiras. Aproveite e peça para que o pedaço seja cortado no formato mais homogêneo possível para facilitar o cozimento.

Em um prato ou refratário, coloque o shoyo e misture o gengibre. Mergulhe o peixe e deixe marinar por mais ou menos uns 15 minutos, virando os lados para que fiquem temperados por igual.

Enquanto isso, em outro refratário ou prato, misture bem os dois tipos de gergelim e tempere com pimenta (branca ou do reino). Eu acho que não precisa de sal pois o shoyo já é bem salgado.

Escorra o atum e coloque-o sobre a mistura de gergelim, empanando bem todos os lados.

Coloque o que sobrou do caldo em uma panelinha com os outros ingredientes (menos a cebolinha) e leve ao fogo baixo para reduzir um pouco.

ComoFazerAtumTataki_CozinhandoPara2ou1

Esquente bem uma frigideira antiaderente e comece a selar o atum. Espere que o lado de baixo comece a clarear (3 minutos em média), então vire com uma pinça ou espátula e repita o procedimento com todos os lados do peixe, inclusive as laterais. É normal que um pouco do gergelim se solte e alguns podem pular da frigideira, tome cuidado.

Retire o peixe selado da frigideira e coloque sobre uma tábua para descansar por uns 3 a 5 minutos. Desligue o fogo do molho e espere esfriar um pouco.

Com uma faca bem afiada corte fatias, tentando manter a mesma espessura, e arrume-as no prato. As bordas devem ficar mais claras e o centro das fatias continua cru. Eu prefiro não cozinhar muito o peixe e deixá-lo quase como um sashimi.

Coloque o molho em um potinho ou molheira e junte a cebolinha. Regue as fatias de atum com um pouco do molho e sirva-o acompanhado do restante.

Esta quantidade serve bem 1 pessoa. Se quiser, complemente o prato com uma salada de folhas com grãos e cereais.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram