Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Moqueca de camarões

Moqueca de camarões

A moqueca (também chamada de muqueca ou poqueca) é um cozido, geralmente de peixe e frutos do mar, típico da culinária angolana e trazido pelos escravos que acabou sendo incorporada à cozinha tradicional brasileira. Aqui deste lado do oceano, é prato bastante comum nos estados do Norte e do Nordeste do país, além do Espírito Santo, com algumas variações regionais significativas.

Para hoje, seguimos a receita baiana para preparar uma bela moqueca de camarões, com muito dendê e leite de coco! O acompanhamento desta vez é a fregola sarda, uma massa redondinha que substituiu o arroz. Como não podia faltar, mais um punhado de coentro para finalizar o prato e dar ainda mais sabor.

Não tinha como não ser um sucesso, né?

Moqueca de camarões

350g. de camarões (pelo menos de tamanho médio)
1 limão espremido
1 cebola média cortada em meias rodelas
2 a 3 dentes de alho bem picadinhos
1 pimenta dedo de moça bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite de dendê
1 pimentão grande (ou dois pequenininhos — usei um vermelho e um verde) em rodelas
2 tomates em cubinhos
130g. de extrato de tomate (1 latinha)
200ml. de leite de coco
1 colher de sopa de coentro picadinho (se você gostar, pode colocar mais)
Azeite de oliva, sal e pimenta a vontade

Comece lavando bem os ingredientes e picando-os de acordo com as instruções da lista acima. Limpe os camarões tirando as cabeças, as cascas e todas as veias nas costas deles. Reserve alguns inteiros para enfeitar o prato.

Eu usei camarões rosa grandes e alguns VGs para enfeitar.

Tempere o camarão com limão, sal e pimenta do reino, cubra com plástico filme e deixe-os descansar na geladeira enquanto inicia os primeiros passos.

Aqueça uma panela com fundo grosso e coloque o azeite para esquentar também. Em seguida, junte a cebola e o alho para refogar até começarem a dourar. Coloque 1 colher de sopa do dendê e a pimenta dedo de moça (se não gostar muito picante, retire metade ou o total das sementes). Misture e adicione o pimentão e mexa novamente.

Quando os pimentões estiverem macios, acrescente o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino e misture mais uma vez. Assim que começar a juntar água no fundo da panela, cubra com o extrato de tomate, o leite de coco, o coentro e a outra colher de dendê. Deixe cozinhar em fogo baixo por uns 5 minutos com a panela tampada.

Após este tempo, junte os camarões, afunde-os delicadamente para que sejam cobertos pelo molho e tampe novamente para cozinhar por mais uns 3 minutinhos (se passar muito deste tempo, os camarões cozinham demais e ficam borrachentos).

Em seguida, sirva a sua moqueca com arroz branco ou com fregola sarda cozida, como fiz (é uma massa italiana redondinha, uma delícia!).

Estas quantidades servem bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram