Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sopas, cremes e caldos / Sopinha fria de cenoura e tangerina no copo

Sopinha fria de cenoura e tangerina no copo

SopinhaFriaDeCenouraETangerinaNoCopo_CozinhandoPara2ou1

Não sei se todos aqui sabem, mas sou jornalista com especialização em Relações Públicas e, como comunicóloga curiosa que não cansa nunca de aprender, acabo sempre lendo muito sobre tudo, de Astrologia a Física Quântica. Ao mesmo tempo que não estudo nada muito a fundo, vou acumulando repertório, que é a junção de tudo aquilo que nos chama a atenção e, por um motivo ou outro, fica guardado na lembrança.

Esta questão de repertório é, para mim, essencial à medida que a criatividade precisa desses “ingredientes” que ficam ali disponíveis na “despensa” do cérebro sempre que precisamos ter uma boa ideia, seja ela qual for. Por isso, quanto mais repertório a gente tiver, melhores serão as soluções para as questões que queremos ou precisamos resolver, da criação de uma receita com os itens que temos à mão até a saída para um problema profissional. (Já pararam para pensar nisso ou sou só eu mesma que gasto tempo com essas coisas?)

Bom, a introdução é para contar que esta receita eu aprendi em um evento delicioso que a Cisper promoveu na Cozinha da Matilde, delicioso espaço em que a chef Letícia Massula recebeu um grupo de foodbloggers e também nos ensinou receitas incríveis, todas servidas em copos. E eu, que sempre prezei pela organização e pela padronização, incluí no meu repertório que um pouquinho de bagunça pode, sim, funcionar muito bem.

A chef Let montou mesas tão lindas utilizando diferentes coleções de copos que até eu, que tenho mania de pares e conjuntinhos, achei harmoniosas. Gostei tanto da ideia que resolvi postar aqui esta dica como uma forma diferente de receber, principalmente nesta época de grandes reuniões e comemorações entre grupos de familiares e de amigos. Tire todos os copos do armário e faça a festa!

Esta sopa, que é praticamente uma saladinha líquida, pode ser uma opção de jantar mais leve em dias quentes ou então virar uma entrada inusitada para um jantar mais especial (e até mesmo as ceias das Festas de Fim de Ano, quem sabe?).

Sopinha fria de cenoura e tangerina no copo

2 cenouras grandes (ou 3 médias)
2 a 3 dentes de alho com a casca
Alecrim fresco ou desidratado
250ml a 300ml. de suco natural de tangerina (ou de laranja)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha francesa (ceboulette) picadinha para servir

Corte as cenouras em rodelas não muito grossas e forre o fundo de um refratário ou assadeira com elas. Distribua os dentes de alho, salpique por cima alecrim, e tempere com um generoso fio de azeite, sal e pimenta do reino. Leve ao forno baixo até que a cenoura fique macia (mais ou menos 25 minutos).

ComoFazerSopaFriaDeCenouraComTangerina_CozinhandoPara2ou1

Em um processador de alimentos, liquidificador ou com um mixer, bata a cenoura cozida com os alhos descascados e acrescente o suco aos poucos até obter a textura desejada — que pode ser mais rústica ou mais homogênea, como preferir.

Prove e acerte o sal e a pimenta do reino, se precisar. Coloque pequenas porções em copos ou tigelinhas para uma entrada charmosa ou então em pratos fundos, para uma refeição mais leve (o rendimento é de duas porções maiores ou até 6 menores, dependendo do tamanho dos copos).

Antes de servir, salpique um pouco de ceboulette picadinha por cima. Se quiser, acrescente uma colher de sobremesa de Sour cream (creme azedo) para deixar a mesa ainda mais bonita.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram