Você está aqui:  / Como fazer / Peixes e frutos do mar / Como fazer temaki (cone de sushi)

Como fazer temaki (cone de sushi)

ComoFazerTemaki1_CozinhandoPara2ou1

Minha paixão pela gastronomia japonesa aliada à minha inclinação aos desafios me motiva a cada vez mais descobrir e tentar as tão precisas técnicas culinárias orientais na minha cozinha.

Temaki significa enrolar com as mãos. É aquele cone de alga recheado com arroz japonês e peixes, cogumelos e/ou frutas — a cada dia surgem novas opções –, super prático para uma refeição rápida nos fast foods cada vez mais comuns em qualquer canto.

Há algum tempo lancei mão de um artifício e incluí uma versão simplificada do temaki, montado no copo, às minhas especialidades. Pois depois de algum tempo finalmente resolvi aplicar o “roteiro oficial” e me aventurar.

O segredo maior é seguir cada etapa do processo de preparação e treinar bastante (o que acaba significando muitas degustações 😉 ). Com um pouquinho de prática, garanto que fica super tranquilo de fazer. E você ainda vai poder contar vantagem aos amigos dizendo que sabe preparar comida japonesa em casa!

1/2 receita de Arroz para sushi (gohan com molho shari) — clique no link para acessar a receita completa
3 folhas de nori (alga para sushi)
+/- 200g. de salmão ou atum em cubos
3 colheres de sopa de cream cheese ou maionese
Cebolinha picada, wasabi e molho shoyo para acompanhar

Antes de começar, precisamos fazer um mise en place para facilitar o trabalho. Isso porque quanto mais fresco for o temaki, melhor.

Corte as folhas de nori ao meio no sentido das marcas. Você pode dobrá-las ao meio e rasgar ou então usar uma faca afiada ou tesoura.

Pique ou fatie no sentido do comprimento os recheios que irá utilizar. E, para finalizar a pré-preparação, pique a cebolinha.

Para começar a enrolar o temaki, seque completamente a mão esquerda (caso seja canhoto, use a direita) e pegue um pedaço da alga com o lado mais liso para baixo e o mais grosso para cima. Umedeça a outra mão na água e use o arroz para desenhar um quadrado e deixando dois triângulos nas laterais.

Sobre o arroz, arrume os recheios que vai usar no sentido da diagonal, deixando o triângulo de cima vazio.

ComoFazerTemaki_CozinhandoPara2ou1

Leve o triângulo inferior até a ponta superior da alga, começando a formar o cone. Seque bem a mão que estava úmida e, com a ajuda dela, vá enrolando a parte livre da alga ao redor do temaki. Preste atenção para fechar bem o biquinho de baixo do temaki para que ele fique mais firme e evite que o recheio escape.

Para fixar a pontinha da alga que envolve o temaki, você pode molhar o dedo e usá-lo como uma cola ou então amassar um ou dois grãos de arroz.

Agora é só devorar sua obra de arte com molho shoyo e wasabi a vontade. 🙂

Esta quantidade rende 6 temakis, que devem servir entre duas e três pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram