You are here:  / Truques e Dicas / A importância da pré-preparação (mise en place)

A importância da pré-preparação (mise en place)

Jpeg

Quando culinaristas vão aos programas de TV ensinar suas receitas, todos os ingredientes já estão separadinhos, medidos, descascados e cortados sobre a bancada ao lado dos utensílios necessários. Essa pré-preparação, que fica linda na telinha mas nunca aparece na nossa pia, pode ser o “pulo do gato” de quem está começando na arte culinária.

O “mise en place” (procuncia-se “mís-an-plás”), como é chamado na linguagem gastronômica, é a parte menos glamurosa, mas talvez a mais importante na cozinha, principalmente nas grandes e profissionais. Tendo tudo à mão, o prato fica pronto mais rápido e os imprevistos são quase todos evitados.

Já nas pequenas cozinhas, até mesmo na de quem prepara refeições para 2 ou 1, o “mise en place” ajuda para que o refogado não queime enquanto picamos os legumes, por exemplo, e que ingredientes não sejam esquecidos durante o preparo (quem nunca fez isso, né?). Sem contar que diminui a bagunça e a sujeira na hora da preparação.

Juro que não espero que cada colherzinha de sal ou fermento estejam separados em potinhos diferentes, mas algumas dicas são importantes:

. Antes de começar qualquer receita, preste atenção no tempo necessário para o seu preparo, o que inclui as pausas para que a massa cresça ou que a carne marine para pegar o tempero. Não adianta começar a preparar uma torta que leva 1 hora para assar se você já estiver morrendo de fome — com certeza vai parecer que o tempo passa mais devagar.

. Verifique todos os ingredientes e utensílios (assadeira, peneira, ralador, batedor etc.) necessários e confira se está tudo na geladeira ou nos armários.

. Caso não tenha tudo, use a criatividade para tentar substituí-los pelo que está disponível na despensa (um tipo de farinha por outro, creme de leite por iogurte natural, escorredor de massas por peneira grande, batedeira por batedor manual ou liquidificador etc.). Aproveite para cortar algumas calorias. 😉

. Reúna as embalagens dos produtos industrializados que serão usados (arroz, macarrão, açúcar, óleo, farinhas, leite etc.) e confirme se a quantidade disponível é suficiente. Se não, volte ao item anterior.

. Depois, separe os alimentos frescos: os legumes, as frutas, as ervas ou as carnes. Deixe-as em um cantinho na pia ou em uma mesa de apoio. Dica: os ovos devem ser sempre utilizados em temperatura ambiente.

. De acordo com as instruções da receita, corte ou rale a cebola, pique ou amasse o alho, tire a pele e as sementes do tomate, pique os legumes em cubos, esprema o limão, corte a carne em tiras, rale o queijo, peneire a farinha etc.

. Lembre-se sempre de pré-aquecer o forno quando indicado. Isso significa acender o fogo na temperatura desejada cerca de 10 a 15 minutos antes de colocar o alimento. Caso isso não seja feito, o tempo de cozimento muda e o resultado pode ser prejudicado (massas mal assadas no meio e superfície queimada, alimentos quase crus etc.).

Tenho certeza de que com esses pequenos cuidados antes de começar a cozinhar tudo vai ficar mais fácil! 😉

6 Comments

  • DaniDuf

    /

    Adorei!!! Realmente faz toda a diferença..

  • luciana c.

    /

    Dani, eu acho super importante, é uma forma de se organizar melhor na hora de cozinhar, facilitar o processo e evitar erros.

  • Sergio Luiz de Campos

    /

    realmente,melhora o tempo para finalisar a receita,valeu a dica

  • gabriel gabrieljesuso

    /

    E quando você começa tudo sem separar mas na hora do principal……Filho vai na Rua pro papai?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Gabriel, sei bem como é isso porque também sou filha. O problema é quando você mora sozinha e, no meio da receita, descobre que faltou alguma coisa… por isso, sempre é melhor prevenir. 😉

  • Silas Siqueira

    /

    não é necessário colocar os ingredientes separados, pode colocar junto os ingredientes que serão misturados juntos.
    Exemplo na ilustração coloque na mesma vasilha o catchup e a mostarda. mas nao misture para ter certeza que tem os 2 ingredientes.

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

4 × 5 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram