You are here:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Como fazer / Como fazer e temperar arroz japonês para sushi (shari ou gohan com molho sú)

Como fazer e temperar arroz japonês para sushi (shari ou gohan com molho sú)

arrozparasushi_cozinhandopara2ou1

Sou apaixonada por comida japonesa e, morando no famoso bairro paulistano da Liberdade, a tentação de me esbaldar nos rodízios é quase irresistível. Já que nem sempre dá tempo ($$$ 😉 ), vira e mexe invento de tentar alguma receita oriental em casa.

Nunca tinha feito gohan, mas conheci em uma das mercearias da vizinhança uma senhorinha tão disposta a me ensinar que acabei comprando um pacote de arroz japonês. Guardei o pacote com as indicações anotadas num papelzinho e acabei esquecendo deles no fundo do armário.

Como não há nada melhor do que ser prevenido, a vontade de sushi bateu e lá fui eu me aventurar. Ah, esta é só a primeira parte desta viagem gastronômica ao oriente — aguardem cenas dos próximos capítulos!

Para o gohan (arroz japonês):
1 xícara de arroz japonês (tipo 1, subgrupo polido)
1 1/2 xícara de água fria

Para o molho sú (tempero para o shari ou arroz de sushi):
1/2 xícara de vinagre de arroz
2 colheres de sopa de saquê mirin (opcional)
1 colher de sopa de açúcar
1 mini pontinha de colher de café de sal (bem pouco mesmo)

Hoje, o arroz japonês já é fácil de ser encontrado em grandes redes de supermercado ou então em lojas de produtos orientais. O importante é prestar atenção no tipo e no grupo, impressos na embalagem.

Antes de preparar, é necessário retirar um pouco do amido do arroz. Para isso, coloque-o em um recipiente e cubra-o com água. Com cuidado para não quebrar os grãos, vá mexendo a mão dentro da água em movimentos circulares até que ela fique esbranquiçada. Escorra a água e faça este procedimento mais uma vez. Depois, coloque o arroz em uma peneira e deixe descansar por mais ou menos uns 15 minutos.

Em seguida, cozinhe o arroz escorrido com a medida de água da receita em fogo baixo por 20 minutos (ele vai ficar meio empapado, não precisa secar completamente como o arroz comum). Retire do fogo e espalhe em um recipiente para que esfrie.

comofazerarrozparasushi_cozinhandopara2ou1

Enquanto isso, prepare o molho sú. Misture o vinagre com o saquê (se preferir, não use-o), o açúcar e o sal. Mexa bem até dissolver tudo.

Quando o arroz já estiver bem morno, distribua o molho sú por cima, sem misturar muito para não formar grumos, e deixe descansar por mais 10 minutos, coberto com um pano de prato limpo (isso evita que resseque demais).

Depois da pausa, o arroz japonês já virou shari e está pronto para ser utilizado em sushis, temakishot rolls etc. Esta quantidade, com complementos, serve 2 pessoas (rende cerca de 4 a 5 temakis médios).

Nos próximos dias, publicarei a segunda parte desta aventura oriental. :)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

12 Comments

  • Andressa Aparecida

    /

    Muito bom ..amei..

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Andressa. :)
    Já viu que temos muitas outras receitas de comida japonesa?
    Volte sempre!

  • Mar

    /

    Oi, adorei o post, só um detalhe, o nome do tempero do arroz é “molho sú”, Shari, é a combinação goham + sú, no caso o arroz temperado com o molho.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada pela dica, Mar. Não sabia disso!
    Vivendo e aprendendo sempre, né? :)

  • Daniel

    /

    Onde compra o café de sal

  • Luciana Carpinelli

    /

    Rafael, o ingrediente utilizado na receita é o sal normal. A palavra café vem do tamanho da medida usada: colher de café. :)

  • Lucas

    /

    Muito bom, gostei de mais, acabei de fazer e estou grato pelas informações vlw✌

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Lucas. Que bom que gostou! :)
    Obrigada por voltar aqui para contar que a receita deu certo.
    Volte sempre, grande abraço.

  • christian

    /

    ola boa noite, qual saque mirim devo usar, licroso ou seco?? gosto do arroz mais doce, obrigado

  • Luciana Carpinelli

    /

    Christian, você deve usar o saquê culinário, que é próprio para este uso. Mas como você gosta do arroz mais adocicado, poderia também usar o licoroso, afinal o paladar a ser agradado é o seu, certo? :)
    Abraço e volte sempre!

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dois × três =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram