Você está aqui:  / Carnes / Strogonoff especial de carne

Strogonoff especial de carne

strogonoffespecialdecarne_cozinhandopara2ou1

Acho que vocês já sabem que não gosto muito de repetir o cardápio. Outro dia recebi um amigo para almoçar e resolvi fazer uma versão um pouco mais sofisticada do estrogonofe de sempre e, para isso, usei ingredientes mais frescos e menos processados — ou seja, nada de ketchup! E o resultado foi um prato super saboroso e especial, ideal para um jantarzinho ou almoço agradável.

1/2 cebola picada
300g. de filé mignon ou de alcatra cortados em cubos não muito pequenos
1/4 xícara de vinho tinto seco
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de sopa de mostarda (de preferência dijon)
2 colheres de sopa de molho inglês
3/4 xícara de água
100g. de cogumelos paris frescos cortados ao meio
200 ml de creme de leite fresco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fio de azeite, refogue a cebola até ficar transparente e depois acrescente a carne e mexa até que mude de cor. Regue com o vinho e deixe cozinhar até que o cheiro de álcool diminua bastante.

ComoFazerstrogonoffespecial_cozinhandopara2ou1

Adicione a páprica, a mostarda e o molho inglês, misture bem e coloque a água. Deixe cozinhar até o caldo engrossar e diminuir pela metade. Tempere com sal e pimenta do reino e junte os cogumelos e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos.

Por último, incorpore o creme de leite (se não for fresco, desligue o fogo antes para que não desande). Prove e, se precisar, corrija o sal.

Esta receita serve bem duas pessoas. Na foto, acompanhei de arroz integral e batatas noisettes com ervas. Se preferir, sirva com batata palha feita no forno sem gordura ou chips de legumes.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram

%d blogueiros gostam disto: