Você está aqui:  / Carnes / Sanduíches / Arais (sanduíche árabe de carne temperada no pão sírio)

Arais (sanduíche árabe de carne temperada no pão sírio)

A gastronomia árabe é cada vez mais admirada no Brasil e extrapola crescentemente apenas o cardápio composto pelos nossos já velhos conhecidos esfiha e kibe da rede popular de fast food.

Aliás, vale esclarecer que aquilo que costumamos classificar simplesmente de “comida árabe” é uma combinação de quitutes típicos dos países do chamado “Mundo Árabe”, ou aqueles que falam a língua arábe, principalmente os sírio-libaneses mas também os gregos, turcos, armênios e até mesmo iranianos.

Hoje trago mais uma receita diferente desta origem: o Arais é um sanduíche fininho feito com carne bem temperada como que para kaftas, só que sem o palito e cozida no meio de um pão sírio bem tostadinho e crocante. Bem, bem saboroso.

Um lanche leve e super fácil de preparar que eu servi com molho de tahine e o que sobrou do tabule do dia anterior.

Arais (sanduíche árabe de carne temperada no pão sírio)

100-150g. de carne moída (bovina ou de cordeiro)
1 colher de sopa de cebola ralada ou bem picadinha
1/2 dente de alho espremido ou bem picadinho
1 colher de chá de limão espremido
1 colher de chá de hortelã picadinha
1 pitadinha de pimenta síria ou do reino
1 pitadinha de chá de cominho em pó
1 pitadinha de canela em pó
Azeite e sal a vontade
1 pão sírio ou pita médio (veja AQUI como fazer pão sírio caseiro)

Misture bem a carne com todos os temperos até ficar bem homogêneo. Reserve.

Com cuidado, corte o pão, separando as duas partes. Coloque punhadinhos do recheio distribuídos pelo pão e, com as costas de uma colher, espalhe bem uniformemente a carne temperada. Cubra com a outra parte do pão.

Importante: a camada de recheio não pode ser muito grossa para que a carne cozinhe completamente.

Aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque o pão recheado até dourar embaixo. O fogo precisa estar baixo senão o pão queima e o recheio não cozinha.

Quando o pão estiver bem douradinho, vire o sanduíche e deixe dourar o outro lado. Ah, se quiser pode colocar uma camada de queijo para derreter junto com a carne (só não exagere para não prejudicar o cozimento do recheio, ok?).

Retire seu Arais da frigideira e coloque sobre uma tábua para cortar em 4 pedaços (mais ou menos como uma pizza brotinho). Sirva em seguida para que o pão ainda esteja bem crocante.

Eu servi com limão e um molhinho de tahine (1 colher de sopa de tahine, 1 colher de sopa de água, 1 colher de chá de limão espremido, sal e um tiquinho de pimenta síria — é só misturar bem e está pronto!). No potinho tem salada de alface com tabule. Se quiser, sirva também com coalhada seca e/ou homus.

Estas quantidades rendem um Arais.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram