Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem glúten / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Creme de espinafre diferente (sem lácteos, vegano)

Creme de espinafre diferente (sem lácteos, vegano)

É só esfriar que eu me transformo em uma senhorinha de 80 anos e só quero me enrolar no cobertor e tomar chá e sopinha o dia inteiro. Para o jantarzinho de uma noite gelada, fiz uma sopa meio improvisada mas que ficou tão boa que teve que virar receita aqui.

Dei uma busca no congelador e, como tinha couve flor e espinafre, resolvi cozinhar juntos. No meio do caminho, resolvi acrescentar um pouco de feijão branco que estava descongelando na geladeira para deixar ainda mais reforçada.

No fim, bati tudo e virou um creme aveludado tão lindo! Ainda finalizei com um pouco de salsa picadinha e, como tinha um pãozinho italiano, resolvi servir assim pra minha sopa ficar mais charmosa e apetitosa.

Ficou tão gostosinha que comi tudo e ainda repeti! 😊

Creme de espinafre diferente (sem lácteos, vegano)

1/2 cebola média em cubos
2 dentes de alho picadinhos ou amassados
1 xícara de espinafre branqueado (pode ser congelado)
1/2 xícara de couve flor picada
1/2 xícara de feijão branco cozido com caldo
2 xícaras de água
1 colher de sopa de salsa bem picadinha
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um bom fio de azeite em uma panela e coloque a cebola e o alho para refogar. Quando estiverem transparentes, junte o espinafre (como nunca consigo usar um maço inteiro, costumo branqueá-lo, espremer para tirar bem a água e congelo em bolinhas — assim fica mais fácil para usar). Se estiver congelado, espere descongelar bem (pode colocar direto do congelador para a panela).

Adicione a couve flor, o feijão branco e a água, tempere com sal e pimenta do reino, misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Transfira a sopa para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (deixe uma frestinha na tampa para o vapor sair).

Retorne o creme para a panela e espere engrossar um pouquinho para ficar bem aveludado. Prove e, se precisar, corrija o tempero. Junte a salsa picada e misture.

Sirva em seguida seu creme de espinafre preferencialmente em um pãozinho sem o miolo (fica uma delícia!) e, se quiser, queijo parmesão ralado. Estas quantidades rendem duas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram