Você está aqui:  / Air fryer / Calorias reduzidas / Carnes / Entradas e petiscos / Mini kibes “fritos” na air fryer

Mini kibes “fritos” na air fryer

MiniKibesFritosNaAirfryer_CozinhandoPara2ou1

Se existe uma coisa à qual não consigo resistir (depois, é claro, das sobremesas), são os salgadinhos daqueles de festa: coxinhas, croquetes e kibes — sempre os fritos, fazer o quê — ocupam as primeiras colocações no meu ranking pessoal. Mas aí entra em ação a tal da consciência, que fica ainda mais pesada que o corpo, e a gente controla ao máximo a vontade.

Mas depois que inventaram a air fryer ou fritadeira a ar, tudo mudou. Sem fritura, esses salgadinhos podem até ficar leves e saudáveis. O kibe, por exemplo, se preparado com carne magra, é uma ótima opção já que o triguilho (ou trigo para kibe) é um cereal integral super nutritivo, rico em fibras, minerais e proteínas.

Mini kibes “fritos” na air fryer

2 xícaras de carne moída
1 xícara de trigo para quibe (triguilho)
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1/4 xícara de hortelã picadinha
Pimenta síria a vontade (eu não tinha, usei pimenta do reino + canela em pó)

Deixe o trigo de molho em água quente suficiente para cobri-lo por pelo menos 30 minutos. Escorra e aperte bastante para tirar toda a água.

Para facilitar, gosto de processar a cebola picada rusticamente com as folhas de hortelã, assim dá menos trabalho do que ficar picando tudo.

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e amasse bem com as mãos para incorporarem totalmente

ComoFazerMiniKibeNaAirFryer_CozinhandoPara2ou1

Pegue pequenas porções da “massa” e molde os kibes. Se preferir, faça-os maiores — eu prefiro pequenininhos, tipo salgadinho de festa mesmo.

Você pode fritar os kibes em óleo quente ou então prepará-los na air fryer. Eu usei a air fryer e, para isso, pincelei um tiquinho de azeite na superfície de cada kibe, coloquei meia receita na gaveta da air fryer (já preaquecida por 5 minutos em 200ºC) e deixei cozinhar por mais ou menos 20 minutos em 200ºC, virando-os na metade do tempo. Depois repita com o restante dos kibes.

Esta quantidade rende cerca de 15 mini kibes. Sirva com quartos de limão e/ou coalhada seca.

Dica: Se quiser, você pode congelar os mini kibes já moldados. Arrume-os em uma assadeira deixando espaço entre eles e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-os em um pote com tampa ou saco plástico bem fechado e conserve-os por até 3 meses.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Rafael

    /

    Adoro kibe e frito na fritadeira sem óleo é um ótimo prato fit. Muito boa a receita. Parabéns.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Obrigada, Rafael. Eu também adoro esse kibe 🙂
    Abraço e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram