Você está aqui:  / Aves / Calorias reduzidas / Carnes / Estrogonofe para um (sem creme de leite)

Estrogonofe para um (sem creme de leite)

Um estrogonofe sempre cai bem, mesmo quando precisamos pensar em uma refeição só pra gente mesmo. Tem comida mais reconfortante com gostinho de casa? 🙂

Como ia preparar só uma porção pra mim, usei como base do molho um pouco de creme de ricota que tinha na geladeira (assim não sobrava um creme de leite aberto). Usei uns cogumelos Paris frescos fatiados e um restinho do molho de tomate que fiz para o espaguete de palmito de quinta-feira e aí foi só temperar bem com mostarda, pimenta do reino e molho inglês.

No fim ficou até melhor do que eu esperava, bem cremosinho, uma delícia!

Tinha uma sobra de arroz branco congelado (que ficou bem ressecado porque esqueci na panela e quase queimou!), e um tantinho de batata palha, que também foram pro prato.

Estrogonofe para um (sem creme de leite)

1 peito de frango ou bife de carne
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho pequeno amassado ou bem picadinho
1/2 xícara de água
3 colheres de sopa de creme de ricota (ou requeijão)
1 colher de sopa de molho ou extrato de tomate (uso um cubinho de extrato congelado na forma de gelo)
1/2 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de molho inglês
3 cogumelos Paris ou champignons fatiados (experimente usar os frescos!)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça uma panela com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho com uma pitada de sal até ficar transparente. Acrescente o frango ou a carne cortados em cubos e deixe dourar.

Adicione a água, o creme de ricota, o molho ou extrato de tomate (em último caso pode usar ketchup, mas preste atenção no sal), a mostarda e o molho inglês, misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo até que a carne amoleça. Se precisar, coloque um pouquinho mais água.

Depois disso, junte os cogumelos, mexendo sempre para engrossar um pouco. Prove e, se precisar, corrija o tempero com sal e pimenta do reino.

Sirva em seguida com arroz (na foto, salpicado com salsinha) e batata frita, palha ou chips (na foto, batata palha feita no forno sem gordura).

Estas quantidades rendem uma porção.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram