Você está aqui:  / Carnes / Vegetais / Abobrinha recheada à moda libanesa (Kousa Mahshi)

Abobrinha recheada à moda libanesa (Kousa Mahshi)

Um PF todo diferentão com inspirações árabes (mais uma vez): no lugar do arroz com feijão de sempre, fiz arroz com lentilhas (e uma cebola caramelizada ou mjhadra).

Para acompanhar, fiz uma abobrinha recheada à moda libanesa com um restinho de carne moída refogada com o miolo da abobrinha, tomate, cebola, pimenta síria e zaatar.

Em vez de assar, como foi meu primeiro pensamento, resolvi cozinhar no molho de tomate e gostei bastante do resultado. Uma ideia deliciosa e bem fácil de preparar.

Abobrinha recheada à moda libanesa (Kousa Mahshi)

2 abobrinhas pequenas
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena em cubinhos
2 tomates maduros em cubinhos
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 xícara de água filtrada
150g. de carne moída
1 colher de sopa de hortelã bem picadinha
1 colher de sopa de salsa bem picadinha
1 colher de café de pimenta síria
1 colher de café de zaatar
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela (em que caibam as abobrinhas), derreta a manteiga e refogue a cebola (reserve 2 a 3 colheres de sopa) com o tomate até começar a dourar. Junte o extrato de tomate, deixe integrar bem e coloque a água. Deixe cozinhando em fogo baixo.

Enquanto o molho apura, corte o cabo da abobrinha e retire o centro com uma faca ou descaroçador deixando o fundo dela (reserve para o recheio). Dissolva 1 colher de chá de sal em uma tigela com água filtrada e mergulhe a abobrinha nela — isso ajuda a evitar que a abobrinha quebre enquanto cozinha.

Em outra tigela, coloque a carne, a cebola reservada, os temperos e o centro da abobrinha picado bem pequenininho. Tempere com uma pitadinha de sal e outra de pimenta do reino e misture bem.

Escorra a abobrinha e passe rapidamente por água corrente para retirar o excesso de sal. Recheie com a mistura de carne, apertando para ficar firme mas sem muito exagero para não romper a abobrinha. Se sobrar, faça pequenas almôndegas (pode juntar um pouquinho de farinha de pão para conseguir modelar).

Coloque as abobrinhas na panela do molho, tampe e deixe cozinhar em fogo bem baixo. De vez em quando, role as abobrinhas para cozinharem homogeneamente.

Para as abobrinhas e o recheio estarem bem cozidos, deve demorar cerca de 30 minutos (pode precisar um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da espessura das laterais da abobrinha que você deixou). Se precisar, vá pingando mais de água, assim o molho não seca e não gruda no fundo.

Quando estiver pronto, sirva com o molho e acompanhe de Mjhadra (arroz com lentilhas e cebolas fritas). Fica uma delícia com uma colherada de Coalhada fresca ou Coalhada seca.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Receitas rápidas e práticas (@cozinhandopara2ou1) em

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram