Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Como fazer / 10 dicas definitivas para iniciantes na cozinha

10 dicas definitivas para iniciantes na cozinha

cooking-with-stand

Seja para não morrer de fome, para economizar nos restaurantes e deliveries, para impressionar a(o) pretendente ou para se alimentar melhor, acho que todo mundo deveria aprender a cozinhar pelo menos uma meia dúzia de receitas, nem que seja para usá-las apenas em ocasiões especiais ou emergências.

A questão é que todos os dias milhares de pessoas chegam ao CP2ou1 pela primeira vez e as principais dúvidas que recebo são sobre como começar a cozinhar em casa.

Como já comentei por aqui, a Nigella Lawson, guru internacional da culinária caseira, diz que “Cozinhar é como escrever e comer, como ler”. Eu arrisco complementar que aprender a cozinhar é como aprender a escrever: a gente começa copiando cada letra, depois junta as sílabas e, após alguma prática e um pouco de estudo, já consegue escrever sozinho frases, parágrafos e até romances.

Muito mais do que conhecimento, cozinhar requer jeito. E a gente só consegue adquirir esse jeitinho com a prática. A primeira vez que picamos cebola é uma guerra, pulam pedaços para todos os lados, os olhos lacrimejam, os dedos ganham alguns cortes e a gente pensa em desistir. Na segunda vez, começa a ficar menos complicado e, quando percebemos, cortamos cubinhos quase perfeitos sem nem pensar muito. E, se você começa a gostar, aí não tem jeito: quer aprender cada vez mais.

O processo depende de cada um, mas ao longo do meu caminho como cozinheira para mim mesma, fui errando e aprendendo com esses erros. E é com base nesse aprendizado que resolvi montar esta lista com as 10 dicas definitivas para iniciantes na cozinha. Clique sobre os links para acessar mais informações sobre cada um dos tópicos.

[ Clique nos links grifados em laranja para mais informações.]

1. Provedencie os Utensílios básicos

Na hora da fome a gente se vira com o que tem em casa, mas um pouquinho de conforto não faz mal a ninguém. Para ajudar a evitar o desespero no meio da receita, providencie os itens básicos de cozinha para quem está dando os primeiros passos na carreira de “auto-chef”.

 

2. Monte seu Kit Despensa

Nada desencoraja mais um cozinheiro preguiçoso (como eu) do que uma despensa vazia. Tudo bem que as melhores criações acontecem quando a gente encontra só dois ou três ingredientes esquecidos lá no fundo, mas se você mantiver sempre pelo menos alguns itens básicos versáteis à disposição a tarefa fica bem mais fácil.

 

3. Como planejar a lista de compras de supermercado?

Quando comecei a morar sozinha tive aquela fase em que a gente ainda acredita que a caixinha de leite surge magicamente na geladeira e o papel higiênico aparece milagrosamente no armário, sabe? Por mais boba que possa parecer a missão de fazer compras, confesso que demorei bastante para conseguir me organizar e não esquecer (quase) nada. Aproveite e aprenda com meus erros. 😉

 

4. Como ler rótulos de produtos alimentícios

Poucos realmente entendem como ler rótulos de alimentos e muitos se limitam a conferir apenas ao valor calórico dos alimentos. Mas ele também tem o objetivo de orientar sobre a quantidade que deve ser consumida e o que exatamente está sendo ingerido, no que diz respeito à composição nutricional.

 

5. A importância da pré-preparação (mise en place)

O “mise en place”, como é chamado na linguagem gastronômica, é a parte menos glamurosa, mas talvez a mais importante na cozinha, nas grandes e profissionais como nas pequenas e caseiras. Tendo tudo à mão, o prato fica pronto mais rápido e os imprevistos são quase todos evitados.

 

6. Lavar louça pode ser mais fácil

Se tem uma coisa que me desmotiva a cozinhar é a quantidade de louça a ser lavada depois. Não faço frituras de imersão (como batata frita), por exemplo, só de pensar na panela de óleo. Mas com o tempo morando sozinha e a prática, descobri algumas técnicas que facilitam na hora de esvaziar a pia mais rapidamente.

 

7. Queimaduras na cozinha: primeiros socorros e cuidados

Costumo dizer que o fogão não é um bicho de quatro bocas, mas ele pode virar vilão de vez em quando. Um dos acidentes domésticos mais comuns é a queimadura na cozinha e, por isso, preparei, com a colaboração de um médico dermatologista, dicas sobre como cuidar de forma adequada das lesões e evitar cicatrizes.

 

8. Como fazer

Esta é nossa categoria aqui no site que reúne as receitas mais simples e dos pratos triviais para quem não sabe preparar quase nada além do arroz.

 

9. Como acertar o “al dente”

Você já deve ter ouvido falar dessa tal massa “al dente”. Mas o que isso significa e o que você tem de fazer para conseguir deixá-la assim? Confira todas as dicas para não errar nunca mais no ponto do macarrão!

 

10. Monte seu arsenal básico de receitas

Quem está começando a cozinhar precisa de um ponto de partida. Por isso, sugiro algumas seleções especiais com muitas opções de receitinhas super fáceis, práticas e gostosas que não exigem tanta experiência na cozinha (aproveite para salvar nos favoritos e consultar sempre que precisar!):
Mais de 30 receitas fáceis e gostosas de macarrão
90 receitas diferentes e fáceis para o almoço do dia a dia
40 receitas fáceis e práticas para um jantar rápido
_
 40 receitas diferentes com filé de frango para variar sempre
Mais de 80 exemplos de que comida light pode ser gostosa (receitas leves e saborosas)
20 receitas fáceis e práticas para um jantar romântico
Festival de Sanduíches (mais de 25 sugestões)
15 receitas deliciosas com chocolate

 

Foto: reprodução

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Kaline

    /

    Sobre o 3 item , aplicativo de lista de compra me ajuda muito pois ele te oferece os itens e vc vai marcando !! Diminui muito a chance de esquecer algo , e as listas ficam salvas !!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Kaline. Obrigada pela dica 🙂
    Sabe que nunca tinha pensado nisso? Vou procurar apps para isso.
    Beijo e volte sempre!

  • Valdirene Mendes do Amaral

    /

    Oi,Luciana.Qual é o seu arsenal básico de receitas?…

    Beijos, ótimo texto.
    Valdirene Mendes do Amaral

  • Luciana Carpinelli

    /

    Valdirene, meu arsenal de receitas está publicado aqui. Com certeza sou a pessoa que mais consulta as receitas do blog 🙂
    Mas eu acho que um arsenal básico deve incluir as preparações mais frequentes do nosso cardápio (ou as bases delas). Eu elegeria, por exemplo, estrogonofe de frango, omelete ou ovos mexidos, o frango preguiçoso, molhos de salada e um bom molho de tomate para o meu kit de sobrevivência na cozinha.
    (Todos esses pratos que citei aí em cima estão aqui, é só colocar na busca que você encontra!)
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram