Você está aqui:  / Cardápios Especiais / Receitas práticas e fáceis para fazer com e para as crianças

Receitas práticas e fáceis para fazer com e para as crianças

Nigella Lawson, a guru internacional da culinária caseira, diz que “Cozinhar é como escrever e comer, como ler”. Eu arrisco complementar que aprender a cozinhar é como aprender a escrever: a gente começa copiando cada letra, depois junta as sílabas e, após alguma prática e um pouco de estudo, já consegue escrever frases, parágrafos e até romances.

Depois de conquistar um pouco de segurança na culinária, o maior segredo é repetir os primeiros passos (ou receitas), aprender as melhores combinações e ir experimentando desenvolver as técnicas básicas até ficar confortável para criar seu próprio estilo (ou pratos). Por isso, quanto antes as crianças começarem a se familiarizar com a alquimia das panelas, mais cedo se sentirão seguras para caminharem sozinhas — e consequentemente menos porcaria, comida semipronta e congelada farão parte da sua alimentação. E, com a intenção de incentivar uma alimentação mais saudável, colorida e não menos gostosa, separei algumas receitas super fáceis e práticas para montar o nosso Especial de Dia das Crianças, que pode e deve ser consultado pelo resto do ano.

Para começar, algumas sugestões para deixar os pratos preferidos dos pequenos ainda mais nutritivos sem assustar muito: Macarrão com salsicha e molho especial da Tia Lu, que é basicamente um dos cardápios preferidos com um molho nutritivo que não parece mas tem legumes. Outra opção são as Panquecas coloridas, feitas com base na massa básica colorida com beterraba, couve ou espinafre, por exemplo, para ganhar as cores das Princesas/Barbie ou do Hulk/Ben 10 — sim, porque criatividade nunca é demais na hora da refeição.

Para um jantar rápido, prefira o Macarrão instantâneo supersaudável ao industrializado. Ele é tão rápido e fácil mas muitíssimo mais saudável para seus filhos (e para você também). Aliás, você sabia que os macarrões instantâneos industrializados têm quase a mesma quantidade de calorias e de gordura que uma porção de batata frita? E mais da metade da quantidade de sódio indicada para consumo por dia, mesmo nas versões light? Agora sabe e não tem mais a desculpa da ignorância. 😉

Outra sugestão gostosa e saudável de massa, bem do jeitinho que as crianças adoram é a Pasta con uova ed erbe (macarrão com ovos e ervas). Um macarrãozinho super simples e com gosto de infância e você só precisa de poucos ingredientes, daqueles que a gente sempre tem em casa, um truquezinho no preparo e um jantar gostoso fica pronto em instantes. Um prato simples de massa ganha ares de refeição com umas Almôndegas superfáceis ao molho. Para as crianças, elas podem ser menores, feitas com carne bovina ou de frango moída. E o melhor é que dá para deixar algumas já prontas no congelador: é superfácil e ajuda na hora de preparar um almoço rápido e gostoso.

Como acompanhamento, este Filé de frango com queijo ao forno é uma sugestão interessante para variar o prato das crianças. É fácil, rápido e fica super gostoso ao lado de uma massa ou de arroz com feijão ou então dentro de um pão ou no prato. Um coringa para refeições de última hora. E que tal substituir nuggets industrializados, que possuem um monte de ingredientes desnecessários (e aditivos químicos), por um filézinho de frango super saboroso e que não precisa nem ser frito para não ter quase nenhuma gordura? As Iscas crocantes de frango são um petisco gostoso e bonito que cai bem em qualquer ocasião e vira também um acompanhamento diferente para as crianças. Super fácil de fazer!

Uma forma diferente de servir o ovo cozido é o Ovo recheado. Por que às vezes, o simples supera o elaborado e é o caso dessa entradinha que com certeza já fez parte do cardápio de todas as casas brasileiras pelo menos uma vez. Compartilho aqui a minha versão, bem rápida e fácil de fazer.

Para fechar a refeição com chave de ouro, um sorvetinho delícia e super fácil de fazer: Sorvete fácil de chocolate Alpino com banana. Como usei banana para dar o ponto, ficou menos calórico e com menos gordura do que as receitas tradicionais. Alguns especialistas podem até dizer que não é exatamente um sorvete, mas atendeu às minhas expectativas.

Quer outra opção doce? Nem precisa dizer que os Biscoitos de Nutella ficam uma delícia, né? Além disso, a receita é hiper simples, usa apenas 3 ingredientes e é ótima para fazer com e para as crianças — minha sobrinha ajudou a fazer esta da foto. E o melhor é que ainda sobra um pouco de Nutella no pote para usar depois como você preferir.

Festa de criança sem guloseimas não existe, né? Mas se seu filho precisa manter o peso e não pode abusar das frituras, dê preferência aos salgadinhos assados, como Esfihas (massa caseira e recheio de carne temperada), que têm massa super leve e recheio muito saboroso. A massa é bem fácil de fazer e dá para levar tudo à mesa em menos de 1 hora, sem complicação.

Cachorro quente de forno (enroladinhos de salsicha) é mais uma opção mais saudável para as festas infantis. Hot dogs assados de salsicha de peru ou de frango, com massa de farinha integral: deliciosos e com menos gordura do que um salgadinho frito ou do cachorro quente tradicional cheio de recheios. Para evitar o exagero de ketchup e mostarda, você pode decorá-los com uma pequena porção.

Para um lanche, a Empadinha super fácil (liquidificador) é ótima porque é super fácil e rápida de fazer, qualquer coisa que esteja na geladeira vira recheio e ela pode ser servida também como um acompanhamento diferente e gostoso para complementar o prato dos pequenos. O Pãozinho caipira (pão de milho recheado com frango) também é uma maravilha, ótima opção de receita fácil para fazer com as crianças.

Crianças adoram um bolinho para o café da manhã ou no lanche da tarde. Sugiro este Bolinhos de banana com aveia (cupcake/ muffin), que é uma fofura, super saboroso e funcional por causa da aveia — além de uma excelente ideia para aproveitar aquela banana esquecida na fruteira, quase estragando.

Se preferir, Bolinho de chocolate que, saindo do forno, é simplesmente irresistível. E o melhor dele ser pequeno, é que a gente consegue resistir mais facilmente e não devorar tudo de uma vez. E que tal trocar o tradicional bolo de chocolate com cobertura de chocolate por um Bolinhos de cenoura com cobertura de cream cheese e baunilha (cupcakes) com uma cobertura diferente e super saborosa? Modéstia a parte, fica uma maravilha!

Toda criança adora pipoca. Aliás, acho que todo mundo gosta. Aprenda então a preparar uma super fácil e sem gordura (e com pouco sal, por favor), que fica pronta rapidinho: Pipoca light no saquinho de pão (microondas). Vai dizer que não deu água na boca? Além disso, é praticamente impossível não gostar de pipoca ou de chocolate. Se misturar as duas coisas então, fica melhor ainda. Os Montinhos de pipoca com chocolate são mais uma sugestão fácil que vai ser um super sucesso na sua casa, entre as crianças e também com os adultos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram