You are here:  / Truques e Dicas / Lavar louça pode ser mais fácil

Lavar louça pode ser mais fácil

lavar-loucas-pode-ser-mais-fácil

Se tem uma coisa que me desencoraja a cozinhar é a quantidade de louça a ser lavada depois. Não faço frituras de imersão (como batata frita), por exemplo, só de pensar na panela de óleo. Mas com o tempo morando sozinha e a prática, descobri algumas técnicas que facilitam na hora de esvaziar a pia.

. Evite acumular louças de várias refeições: quanto mais cheia a pia, maior vai ser a preguiça. Vale mais a pena lavar um prato e um copo 3 vezes por dia do que lavar, dia sim, dia não, 10 de cada.
. Aliás, não acumule muita louça nos armários. Quanto mais copos você tiver para serem sujos, maior é a probabilidade de ter sempre louça suja na pia. Separe umas 4 ou 6 unidades de pratos e copos para o dia a dia e deixe o restante “escondido” para ocasiões especiais.
. Esvazie a pia quando for começar a cozinhar qualquer coisa. Guarde os utensílios que estiverem no escorredor, lave a louça suja e passe um pano limpo sobre a bancada. Sua cozinha vai parecer menos caótica após o seu momento chef.
. Antes de colocar qualquer coisa suja na pia, jogue fora os restos de alimentos (faça isso de preferência com o guardanapo ou um papel toalha, que já ajudam a tirar o máximo de gordura possível).
. Se for deixar alguma coisa para ser lavada depois, coloque água suficiente para cobrir a área “suja”. Isso evita que os resquícios de alimentos (mesmo que de leite ou de suco) grudem e ainda ajuda a amolecer os mais complicados. Deixe talheres mergulhados e, caso tenha algo grudado, queimado ou mais difícil de sair (como gordura e molho de tomate), pingue algumas gotas de detergente na água.
. Separe copos e canecas, que costumam ser mais fáceis de lavar, dos outros utensílios.
. Não deixe a água da torneira aberta caindo em panelas para evitar que a água com gordura ou sujeira transborde e suje os utensílios mais limpos e não engordurados.
. Evite lavar um prato engordurado, por exemplo, sobre uma pia cheia de louça acumulada. A sujeira vai se espalhar até nos objetos mais limpos e o trabalho depois vai ser maior.
. Procure não empilhar pratos, tigelas e panelas sujos. É mais fácil lavar um lado muito sujo do que os dois. (Mesmo assim, ensaboe ambos os lados, sempre! ;))
. Evite exagerar no detergente da esponja. Fica mais fácil de retirar depois e você evita resíduos que podem acabar virando ingredientes das suas próximas receitas.
. Comece lavando o que estiver menos sujo, geralmente copos e depois talheres, e vá evoluindo para pratos, tigelas e, finalmente, para as panelas ou assadeiras. Assim, você evita de sujar a esponja e transferir a sujeira para as coisas mais fáceis de lavar.
. Sempre ensaboe um “grupo” por vez (copos, talheres, pratos, panelas) e lave-os. Só depois comece a ensaboar os outros “grupos”. Isso ajuda a ter mais espaço para lavar os objetos mais complicados e evita que você esbarre em algo ensaboado e derrube tudo.
. Aqui vai uma dica que não facilita na lavagem, mas economiza água: feche a torneira enquanto ensaboa os utensílios.
. Se não tiver torneira elétrica ou a gás, esquente um pouco de água para tirar a gordura ou o molho de tomate de pratos e panelas mais sujos.
. Cuidado ao lavar panelas antiaderentes. Use apenas o lado mais suave da esponja e não esfregue muito. Se a sujeira não sair, ferva água com detergente por uns 2 minutos. Se não adiantar ou se estiver muito queimado, por exemplo, repita o procedimento com um pouco de vinagre, mas não use esponja de aço em hipótese alguma. Lembre-se de que geralmente quanto melhor (e mais cara) a panela, mais fácil será lavá-la.
. Sempre que terminar de lavar as louças, lave rapidamente a pia e a cuba para evitar que restos de alimento apodreçam nos cantinhos e deixem cheiro ruim na cozinha. Uma vez por semana, lave a pia com mais cuidado, usando detergente e enxague com água fervente para esterilizar tudo.
. Evite deixar a esponjinha muito molhada (é um ótimo ambiente para micróbios e fungos se alojarem) e, pelo menos uma vez por semana, ferva-a por uns 5 minutos ou coloque no microondas, envolta em papel toalha, por 1 minuto (espere esfriar antes de tirá-la, vai estar bem quente!). E troque-a por uma nova, no máximo, a cada mês.
. Sou totalmente contra enxugar a louça (acho que é um trabalho desnecessário, não fica bem seco e ainda deixa tudo manchado), mas também não suporto que fique com água acumulada — e às vezes até meio emboloradas. Para evitar isso, arrumo cada coisa no escorredor de forma que a água possa escorrer sem empoçar em nada. Assim, dá até para montar várias camadas de louça (com os plásticos em cima, sempre!) e todas acabam secando totalmente em pouco tempo.
. Caso seja um evento grande com muita louça, estique panos de prato absorventes sobre a pia ou uma mesa e coloque os copos e panelas para secarem separados. Prefira usar o espaço do escorredor com os pratos, que são mais fáceis de secar em pé.
. E, antes de sujar alguma coisa, pense em sua receita para evitar “desperdício” de louça suja. Meça ingredientes secos antes dos líquidos no mesmo recipiente, reutilize tigelas e panelas na mesma receita e, enquanto espera o tempo de cozimento, vá lavando os utensílios usados. Isso ajuda bastante no resultado final do prato: a cozinha já estará meio limpa quando você terminar.

8 Comments

  • Marina

    /

    Desde mocinha, minha mãe dizia exatamente isso. Fica rápido e fácil, organização na hora de lavar os pratos é a única coisa que consigo fazer, sempre por etapas e grau de sujidade. Parabéns pela publicação!

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Marina!
    O melhor mesmo é organizar as louças antes de lavar e evitar trabalho desnecessário. Mas por mais simples que possa parecer, muita gente não faz isso. :)
    Volte sempre.

  • Berta Theodosis

    /

    Sem tirar nem por, exatamente é o que eu faço

  • Luciana C.

    /

    Pra mim funciona bem. E que bom que não estou sozinha… obrigada por compartilhar! :)

  • Gabriela

    /

    Também odeio secar louça. Costumo jogar 1/2 caneco de água fervente sobre a louça já no escorredor. O vapor sobe e seca toda a água! Funciona que é uma beleza, ainda mais para quem como eu ODEIA louça no escorredor..

  • Luciana C.

    /

    Nunca fiz isso mas vou tentar com certeza! Obrigada pela dica, Gabriela :)

LEAVE A REPLY

Your email address will not be published. Required fields are marked ( required )

dezesseis − 9 =

Categorias

Arquivos



mytaste.com.br


Acompanhe nosso instagram