Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Olha nós aqui outra vez! ;)

Olha nós aqui outra vez! ;)

Não repara na bagunça, afinal não apareço desde o final de abril, há mais de 50 dias! O maior recesso que este blog já teve desde a sua criação, lá em 2012 — mesmo durante as férias ou viagens, sempre deixei posts programados para que a poeira não se assentasse. Mas às vezes a vida acontece e nos tira do prumo.

É mais ou menos como na cozinha: quando a gente usa sempre, pode até sobrar um prato ou talheres na pia, mas dificilmente a louça se acumula (principalmente quando toda a área de trabalho se resume a este espaço minúsculo da foto). Mas quando a gente menos espera, um belo dia ela amanhece assim, um verdadeiro caos. Foi mais ou menos o que aconteceu por aqui.

Depois da Páscoa, quando registramos o maior pico de acessos de todos os tempos, um marco a se comemorar, o servidor ficou sobrecarregado, começou a ter problemas e tivemos muitas instabilidades. Para resolver tudo isso, precisamos restaurar o banco de dados, fazer algumas otimizações nos arquivos, atualizações de segurança e recuperar e reinstalar o back-up. Algo que era supostamente simples virou uma dor de cabeça muito maior do que eu imaginava e precisei desapegar na marra da minha auto-cobrança de postar sempre e manter a frequência de atualizações. Foi muito mais difícil do que eu poderia imaginar!

Aí como nada é tão simples assim, bem nesse momento já conturbado, acabei sendo levada a lidar de perto com o suicídio de uma menina de 16 anos. Depressão, triste demais (precisamos falar mais sobre isso e aprender a cuidar dessas pessoas!).

Eu, que nunca tinha passado por nada nem parecido, vi ali a morte de frente e precisei encará-la com forças que não sei de onde vieram. Fora o impacto, o trauma e todo estresse que me abalaram no momento (e muito mais depois), levei um choque de realidade que me fez repensar muitas coisas e rever tantas outras que eram tão certas para mim. Parece que ali, naquelas poucas horas que pareceram uma eternidade, enquanto tudo acontecia e eu orquestrava as providências burocráticas e práticas, caía a ficha de como a vida é frágil e breve.

Não é fácil encarar a realidade quando ela nos toma de assalto desse jeito! E lidar com todos os sentimentos e pensamentos desordenados que aparecem quando algo assim acontece com a gente não é para qualquer um.

Aí, não teve jeito mesmo: as panelas sujas foram se acumulando sobre a pia sem que eu tivesse forças para lavá-las. No meio do furacão, cheguei até a pensar que, se fosse eu que tivesse partido naquele dia, ninguém teria sentido falta. Drama, sim — mas convenhamos que sensibilidade era o que menos faltava por aqui.

Durante os trabalhos de manutenção do servidor, conseguimos redirecionar todo o arquivo do blog para que ele continuasse disponível para vocês acessarem normalmente as receitas publicadas. Mas as atualizações foram temporariamente suspensas e o e-mail ficou muito instável, então fui forçada a estar literalmente offline até o final da semana passada, quando tudo voltou “ao normal” — pelo menos tecnicamente.

Só que parece que perdi o jeito, desacostumei. Não foram poucas as vezes que entrei aqui na ultima semana e fiquei olhando para a tela em branco, sem ação. Não sabia como recomeçar, como explicar a ausência (que poderia até não ter sido notada, vejam só!). Me questionei muitas vezes se eu deveria contar tudo o que aconteceu nesta pausa forçada. Confesso com dor no coração que até pensei em não voltar mais.

Nos últimos dias, consegui dar uma olhada rápida nos e-mails acumulados, mas ainda restam mais de 7.230 não lidos. E não é que, no meio de tanta coisa, bati o olho por acaso justo na mensagem da Raquel Saraiva?

Parece que, então, as coisas de repente voltaram ao lugar. Resolvi me abrir, escancarar mesmo, para botar tudo pra fora e ver se assim resolvo de uma vez essa bagunça e começo a colocar as coisas em ordem para deixar minha cozinha limpinha e brilhando de novo, pronta para a próxima receita!

Tenho certeza que muita gente não entende, mas é este tipo de retorno que me motiva a continuar a me expor e a compartilhar pedacinhos tão pessoais da minha vida aqui e nas redes sociais com vocês. Esse carinho de quem curte os posts, comenta, me marca em fotos dos pratos que testaram, divide experiências, que vira e mexe manda mensagens assim recheadas de afeto.

Porque não é fácil encarar o lado oposto do que a exposição nos traz, como tantos comentários grosseiros, desnecessários e doídos que a gente recebe muito mais frequentemente. Não é nada fácil fingir que não me atinge, que eu não sinto ou que não fico chateada. Parece que as pessoas esquecem que aqui deste lado também tem um ser humano como eles, que tem sentimentos, problemas, dificuldades, tristezas…

E alegrias, é claro!

Por hora, vamos focar em coisas positivas e, por isso, aproveito a oportunidade para agradecer sinceramente à Raquel por ter sentido falta das atualizações e por ter se importado em mandar uma mensagem perguntando se estava tudo bem. Obrigada por ter colocado um sorriso no meu rosto. E, principalmente, por ter me relembrado o porquê disso tudo existir — com este, completamos exatamente 1.901 posts publicados, veja só. 🙂

Em breve retorno com as comidinhas. O lado bom disso tudo é que não parei de cozinhar e acumulei muitas fotos e receitas para postar e tirar o atraso.

Seja bem-vindo novamente à minha cozinha. Não repara na louça suja, puxa uma cadeira, fica à vontade e pega um café que a gente precisa botar o papo em dia! <3

(Aliás, espero que vocês ainda estejam aí do outro lado!)

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

  • Viviane Santana

    /

    Que bom que você voltou ❤

  • Daniela Sabadin Tonini

    /

    Oba 🙂
    Que bom que está de volta!!!
    Abraço carinhoso Lu.

  • Carol

    /

    Gosto muito do seu trabalho Lu!
    Um abraço!

  • Raquel Saraiva

    /

    AAAahhh agora me sinto obrigada a fazer um comentário público aqui!
    Rsrs…
    Infelizmente a gente está passando por tempos de ódio gratuito, xingar por xingar, empatia sendo raridade. Deixei minhas redes sociais porque não aguentava mais tanto conflito.
    Eu não entendo o que passa na cabeça dessas pessoas, pois o que vc e os demais criadores de conteúdo fazem é a salvação de muita gente. E vocês poderiam muito bem ficar com esse conhecimento só pra vocês, mas ao contrário disso, decidiram compartilhá-lo. E compartilhá-lo com qualidade. Ir lá, pensar na receita, testá-la, fotografar, postar (Pra ainda aparecerem uns espertos e sairem repostando o negócio sem darem os merecidos créditos) . E as pessoas deveriam ser gratas por isso.
    Sou uma seguidora compulsiva de blogs de gastronomia, alguns eu conheci até por aqui. Cozinho menos do que gostaria, mas ainda assim acompanho bastante.Muito do que aprendi na cozinha, aprendi aqui neste blog.
    Tenho visto muitos blogueiros deixando para trás seus sites, uns porque se mudaram de país, outros porque engajaram em outros projetos, e alguns porque infelizmente não aguentam mais esse ódio gratuito.
    Quando vi que por aqui a coisa tinha parado, diante de tantos abandonando o navio, resolvi ver como vc estava. Já tinha até me arrependido por não ter feito isso pelos outros criadores. Mas não ia errar mais uma vez.
    Fico feliz por ter lhe feito a diferença!
    Um abraço e conte conosco do outro lado da tela!!

  • Patrícia Martins

    /

    BEm vinda de volta! Sentimos sua falta!

  • Tania

    /

    Que bom que está de volta !! Adoro seuas receitas !! Abr

  • Fabi

    /

    Feliz por você estar de volta! Blogs como o seu são, sim, muito importantes. Há bilhões de receitas na internet, mas precisamos separar o joio do trigo e descobrir em quem confiar. Aqui temos certeza de que foram testadas e dão certo! Um Porto Seguro para quem, como eu, procura cozinhar o melhor para sua família. Além da sua simpatia! Obrigada, Luciana, por fazer parte do meu dia a dia na cozinha!

  • Mari

    /

    Feliz pela pessoa que me inspirou a seguir uma alimentação mais saudável voltar pra cá <3

  • Carolina Cimó Fortuna

    /

    Senti sua falta, muito feliz por você estar de volta!
    Vamos organizando a cozinha e a vida juntas, espero que as coisas estejam mais fáceis de carregar por aí.. muita força pra você!

  • suely

    /

    forte esse teu texto, humano como os seus posts todos.
    abraço forte e força

  • Ana Cristina S. Kallmann

    /

    Parabéns pelo blog!! Sempre caçando o que cozinhar (não sou uma cozinheira assídua nem criativa 🙈) e suas receitas ajudam muito porque também, geralmente cozinho pra no máximo duas pessoas. Continue com essa missão. Sim! Uma missão de partilhar comida boa com resenha com alto astral. E mesmo que as vezes as coisas não estejam tão bem assim, você já fez muita diferença na vida de muitos e espero que não desista! Força, foco e fé! Apesar de achar que geralmente precisamos de muita fé logo de cara 😁
    Um super abraço. Adorei te conhecer! Deus te abençoe!! Obrigada!!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram