Você está aqui:  / Blog Editora-Chef / Comer fora / Malmö Saluhall: passeio gastronômico na Suécia

Malmö Saluhall: passeio gastronômico na Suécia

Malmö Saluhall é o mercado de comida ou “food court” da cidade de Malmö, que fica no Sul da Suécia (região conhecida como Skåne ou Scania). Saluhalls são comuns no país: pequenos espaços que reúnem de cafés e restaurantes/lanchonetes até padarias, passando por hortifrutis e principalmente boxes de queijos e embutidos dos mais diversos, geralmente de produtores locais. Este, em especial, também tem peixes e frutos do mar fresquíssimos. É um bom passeio para quem gosta de comida.

Malmö Saluhall está instalado em um charmoso galpão construído no século XIX e mantém sua arquitetura original que servia de armazém de cargas que chegavam no porto. Inaugurado no final de 2014, tem como princípio reunir pequenos empreendedores que valorizem a comida, priorizando produções e ingredientes locais, e que tenham realmente uma grande paixão pela comida.

Lá você encontra embutidos produzidos em um celeiros sem eletricidade, peixes que só são capturados com maré alta ao redor da pequena ilha de Ven, facas artesanais tão afiadas que podem fatiar a medula óssea, grãos de café de pequenos produtores, faláfel frito em azeite, chá gelado orgânicos, comida de rua coreana produzida com ingredientes locais, legumes e vegetais recém colhidos, pães de fermentação natural, pizzas rústicas assadas no forno a lenha e iogurte de cabra fresco. E isso é só um pequeno resumo do que o Malmö Saluhall oferece.

Em minha última ida à Suécia, consegui aproveitar alguns dias de folga na cidade e, durante minhas longas caminhadas pelas ruas desconhecidas, me deparei com o mercado. Inevitavelmente desviei do meu destino e fiz um passeio por entre os diversos vendedores. Como achei que valia a pena, me programei para passar por lá novamente próximo do horário de almoço.

Acabei escolhendo comer o delicioso sanduíche que aparece aí em cima nas fotos e aproveitei também para provar o Kaffé & Tonic original (um drink não alcoólico de café com água tônica). Obviamente escolhi um bom queijo, um salame cabanosi (que conheci ao aprender a preparar a Pasta Salami alla Vodka), um pão maravilhoso e um pouco de massa artesanal de um box que vende produtos a granel, sem embalagens — fui “obrigada” a adquirir também um pote hermético de vidro. 🙂

Então fica a dica, caso você tenha a oportunidade de passear por estes lados da Suécia. Sugiro programar um almoço ou final da tarde para passear pelos corredores e descobrir ingredientes e produtos interessantes.

Aproveite e veja todas as fotos com a hashtag #CP2ou1naSuécia no Instagram!

SERVIÇO
Malmö Saluhall
Gibraltargatan 6 – 211 18 Malmö/Suécia
De segunda a sexta-feira para café da manhã às 7h30 e depois das 10h às 19h (na sexta fecha às 21h). Sábados das 10h às 17h e domingos, das 11h às 16h.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • mi

    /

    Como eu gostaria de conhecer! Tudo que eu gosto e com cara ótima! Abs

  • Luciana Carpinelli

    /

    Mi, coloque na listinha de desejos. Quem sabe uma fada mágica, o anjo da guarda ou o destino não te preparam uma surpresa? 😉
    Eu nunca imaginei que pudesse ir pra lá e fui.
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram