Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Biscoitinho amanteigado (mantecal)

Biscoitinho amanteigado (mantecal)

Se bem me lembro, mantecal foi uma das primeiras receitas que fiz na vida. Foi durante as férias da escola, eu devia ter uns quatro ou cinco anos e participei de uma oficina de férias que tinha diversas atividades — e uma delas, culinária.

Preparamos biscoitinhos, moldamos, esperamos assar, comemos alguns mas levamos um pacotinho para casa. Fiquei tão feliz e orgulhosa com ele, que nem deixava ninguém comer para não acabar!

Durante esses anos todos, nunca mais repeti a receita, mas dia desses minha irmã veio me contar toda empolgada sobre biscoitinhos amanteigados que ela tinha feito que a lembrança retornou.

Uma receita super fácil, realmente excelente para ser feita na companhia das crianças em uma tarde agradável com elas. E o melhor: os biscoitinhos ficam uma delícia!

Biscoitinho amanteigado (mantecal)

125g. de manteiga, gordura vegetal hidrogenada ou banha animal
125g. de açúcar
200g. de farinha de trigo

Junte a gordura e o açúcar e misture bem. Aos poucos, vá colocando a farinha até ficar uma massa homogênea.

Faça bolinhas e amasse com a mão ou com um garfo para ficarem em formato de biscoitinho. Se preferir, abra a massa com as mãos em uma superfície lisa e corte com cortador de biscoito.

Caso queira, pressione com o dedo no centro dos biscoitos fazendo um amassadinho no meio para colocar goiabada cortada em cubinhos ou a geleia de sua preferência.

Leve para assar em forno preaquecido em 180ºC até que os biscoitinhos fiquem firmes, mas sem deixar que dourem (aproximadamente 20 minutos, mas fique atento pois seu forno pode ser mais forte). Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar.

Mantenha em pote bem fechado para não murchar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram