Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pães e biscoitos / Crustolli, crostolli, grostolli, grostói (casquinha de massa frita com açúcar e canela)

Crustolli, crostolli, grostolli, grostói (casquinha de massa frita com açúcar e canela)


Crustolli, crostolli, grostolli ou grostói é uma casquinha de massa frita envolta com açúcar e canela que vem lá da Roma Antiga. Trazida na mala dos imigrantes italianos no fim do século XIX, aqui no Brasil também é conhecida como cueca virada, cavaquinho, ceroula virada e até orelha de gato e em Portugal como coscorão.

Apesar de ser um quitute comum na época do Carnaval europeu, costuma também figurar nas mesas durante a Páscoa e as festas de fim de ano. Justamente por isso ele apareceu aqui para complementar os cardápios das ceias de Natal e Ano Novo ou até mesmo para virar um presente irresistível.

Como é muito fácil de fazer, dá para aproveitar e reunir toda a família na cozinha para seu preparo, incluindo as crianças. Aposto que vai virar uma tradição desta época do ano.

Crustolli, crostolli, grostolli, grostói (casquinha de massa frita com açúcar e canela)

1 ovo grande
1/4 de xícara de cachaça
1 colher de chá de óleo
250g. de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
Óleo vegetal para fritar
Açúcar e canela para polvilhar

Em uma tigela grande, misture o ovo, a cachaça e o óleo, batendo rapidamente com um garfo apenas para misturar bem o ovo.

Em uma tigela pequena, peneire a farinha com o açúcar e o sal. Aos poucos, vá adicionando a farinha e integrando aos ingredientes líquidos.

Quando tiver uma massa, sove-a por aproximadamente 15 minutos (amassando e esticando) até formar uma bola maleável mas não muito grudenta (resista à tentação de adicionar muito mais farinha do que o que consta nos ingredientes).

Enfarinhe uma superfície limpa com um pouco de farinha e abra a massa com o rolo sem deixar muito grossa (deve ficar mais fina que massa de pizza, por exemplo). Se preferir, use um cilindro de massa.

Usando uma carretilha ou faca afiada, corte tiras de mais ou menos 3 dedos de espessura e, depois, em pedaços menores. Se quiser, faça um furo no meio e dê um nó na massa (esse formato é chamado de cueca virada).

Para fritar, aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo. Mergulhe um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda — isso quer dizer que o óleo está pronto para a fritura. Aos poucos e com cuidado, coloque os pedaços da massa e frite até começar a dourar. Escorra com uma escumadeira e deixe sobre papel absorvente para tirar o excesso de óleo.

Com o crustolli ainda quente, polvilhe açúcar com canela por cima e sirva em seguida. Para conservar, mantenha em um pote hermeticamente fechado.

Rende bastante e é um ótimo presente comestível (se quiser, veja mais opções aqui: 30 receitas de comida para presentear).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram