Você está aqui:  / Aves / Coxa de frango assada com limão e alecrim

Coxa de frango assada com limão e alecrim

Esta proposta foge das preparações mais comuns nesta época do ano, mas não deixa nada a dever aos outros assados.

Todo fim de ano é assim: chega o momento de pensar nas ceias e todo mundo começa a pedir receitas de peru. Mas, quando se cozinha para 2 ou 1, fica meio difícil consumir um peru inteiro, né? Além disso, a vida não está fácil para ninguém e que este foi um ano complicado para muitas famílias brasileiras. Então, pensei em alguma preparação gostosa e caprichada mas que seja também acessível para todos.

Por isso, a sugestão de ave para as ceias de Natal e Ano Novo deste ano é esta coxa de frango assada com limão e alecrim. Pode marcar esta receita para servir nos dias de festa, mas também nos almoços de família, em reuniões de amigos. É sucesso garantido!

O limão e as ervas deixam o sabor especial e a técnica do preparo garante carne macia e suculenta. Aproveite esta dica e inove este ano — sou capaz de apostar que vai virar tradição na sua família!

Frango assado ao limão e alecrim

4 coxas de frango
1 cebola grande em fatias
3 dentes de alho
1 limão siciliano
1/2 colher de chá de páprica doce
1 colher de café de açúcar mascavo
2 folhas de louro
4 ramos de alecrim
Sal e pimenta do reino a vontade
Azeite a gosto

Lave o limão e seque. Faça raspas da casca de meio limão.

Em uma tigela pequena, coloque as raspas com o sal, a páprica, o açúcar mascavo e uma pitada de pimenta do reino. Se tiver um pilão, pode macerar tudo junto que os sabores ficam ainda mais intensos.

Seque bem as coxas de frango com papel toalha. Coloque-as em uma tigela grande (ou travessa) e esfregue bem os temperos sobre toda a pele. Cubra com filme e leve à geladeira para marinar por 1 hora.

Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 220º C. Retire o frango da geladeira por 30 minutos para perder o gelo enquanto o forno aquece.

Regue o fundo de uma assadeira com um fio de azeite e distribua as rodelas de cebola, uma ao lado da outra, formando uma cama para o frango. Disponha sobre as cebolas os ramos de alecrim untados com azeite, as folhas de louro e os dentes de alho cortados ao meio. Regue tudo com um 1 colher de sopa de azeite.

Regue as coxas com um fiozinho de azeite e espalhe bem com as mãos. Corte em quartos o limão usado para fazer as raspas. Distribua-os na assadeira.

Arrume as coxas sobre essa cama e leve ao forno para assar por 10 minutos, até a pele começar a ganhar um tom dourado. Diminua a temperatura do forno para 180º C e deixe o frango por mais 20 minutos, até assar por completo e ficar com a pele bem dourada e crocante.

Retire as coxas de frango do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

Na foto, servi com folhas de couve rasgadas e refogadas rapidamente com azeite. Estas quantidades servem bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram