Você está aqui:  / Aves / Flygande Jacob (frango à moda sueca)

Flygande Jacob (frango à moda sueca)

Quando você lê a lista de ingredientes parece meio bizarro, mas (incrivelmente) fica uma delícia! Flying Jacob (ou Jacó Voador, traduzindo do sueco e do inglês) é um assado sueco que consiste em frango (temperado com tempero de salada italiano), creme de leite, molho de pimenta, banana, amendoim torrado e bacon.

O prato foi inventado nos anos setenta por um cidadão comum chamado Ove Jacobsson. Ao preparar um jantar para os vizinhos, ele abriu a geladeira e resolveu misturar tudo o que encontrou. Sua criação foi considerada hilária pelos convidados, mas o maior choque da noite foi que todos realmente gostaram!

Um desses sortudos vizinhos era Anders Tunberg, que trabalhou na revista Allt om Mat (ou Tudo sobre comidas, em português), uma das revistas culinárias mais populares da Suécia. Em 1976, Anders convenceu Ove a publicar a receita e juntos criaram o título também estranho: abreviaram o sobrenome para Jacob e, já que Ove trabalhava no setor de fretes aéreos, virou voador.

A gororoba deu tão certo que, se transformou no provavelmente mais popular prato com frango do país escandinavo pois é um prato econômico e fácil de cozinhar para grandes grupos.

Quando descobri essa história, fiquei MUITO curiosa para provar: será mesmo que esta mistureba doida podia dar certo? Usei como base esta receita e, se estou publicando aqui hoje, é porque o resultado foi realmente surpreendente: é delicioso.

Se eu fosse você, deixava o preconceito de lado e experimentava logo também. Você não sabe o que está perdendo!

Flygande Jacob (frango à moda sueca)

250-300g. de peito de frango
2 colheres de sopa de molho de salada italiano
1 banana (usei banana da terra, mas pode ser nanica não muito madura)
1/2 xícara de creme de leite
1/4 de xícara de molho de pimenta (usei sriracha, um pouco menos)
2 ou 3 fatias de bacon
1/4 de xícara de amendoins torrados e salgados (sem casca)

Comece temperando o frango com o molho de salada italiano.

Dica: como eu não uso molhos prontos, não tinha em casa. Usei uma colher de café do mix de 7 vegetais desidratados (este aqui que tem somente cebola, alho, cenoura, pimentão vermelho, tomate, salsa e alho poró desidratados) misturado com 1 e 1/2 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de vinagre, 1 pontinha da colher de molho de mostarda, 1 colher de café de açúcar e 1 pitada de sal.

Em uma frigideira, toste as fatias de bacon (sem acrescentar óleo) até que fiquem crocantes. Retire e reserve.

Na mesma frigideira (mantenha a gordura do bacon pois ela vai dar sabor), doure o frango. Eu fiz em filés e depois fatiei mas, se preferir, pode cortar antes. Coloque o frango no fundo de um refratário que possa ir ao forno.

Corte as bananas em fatias nem muito finas nem muito grossas e arrume-as sobre o frango. Corte ou quebre o bacon e salpique sobre as bananas. Distribua o amendoim também por cima. Por fim, misture o molho de pimenta no creme de leite e cubra tudo.

Leve ao forno preaquecido em 200ºC por cerca de 15-20 minutos até começar a dourar a superfície.

Sirva em seguida acompanhado de arroz branco e uma saladinha simples (os suecos geralmente servem com alface, tomate e pepinos fatiados).

Estas quantidades servem duas boas porções.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram