Você está aqui:  / Air fryer / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Tirinhas de tofu empanado

Tirinhas de tofu empanado

Tirinhas de tofu empanado: uma preparação que eu já estava querendo testar fazia muito tempo! E não sei porque demorei tanto, viu? Fica uma delícia! 🙂

Fiz uma marinada bem caprichada e deixei o tofu mergulhado nela pegando gosto desde o dia anterior. Aí foi só empanar com farinha de rosca e deixar dourar no forninho (ou fritar ou fazer na air fryer até ficar douradinho).

A casquinha ficou super crocante e o interior bem saboroso e macio — sabe aquelas porções irresistíveis que a gente não consegue mais parar de comer? É tipo isso. Recomendo fortemente que você experimente, sem preconceitos.

Tirinhas de tofu empanado

250g. de tofu firme ou defumado
1 colher de sopa de óleo de gergelim tostado
2 colheres de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de saquê mirin
1 colher de sopa de limão espremido
1 colher de chá de gengibre em pó ou fresco ralado
3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Farinha de rosca para empanar (pode ser panko)
Óleo para fritar (opcional)

Retire o excesso de água do tofu com um pano limpo. Depois, corte-o em tiras não muito finas.

Em uma tigela, misture bem os ingredientes do molho: óleo de gergelim, shoyu, saquê, limão, alho e água. Mergulhe as tirinhas de tofu nesse molho e deixe marinar por pelo menos meia hora (quanto mais tempo ficar, mais saboroso vai ser seu tofu — eu deixei de um dia para o outro).

Depois do tempo de descanso, salpique a farinha de trigo e dê uma misturada somente para que ela ajude a formar uma camada mais grudenta ao redor do tofu para ajudar a formar a casquinha. Passe cada tirinha pela farinha de rosca (panko) para envolver totalmente as tirinhas.

Agora você pode fazer de três formas: fritar, assar ou colocar na air fryer.

Para fritar, aqueça uma panela alta com cerca de dois dedos de óleo. Mergulhe um palito de fósforo apagado dentro do óleo e espere que ele acenda — isso quer dizer que o óleo está pronto para a fritura. Coloque três ou quatro tirinhas de tofu por vez para evitar que o óleo esfrie muito durante a fritura. Quando a casquinha estiver dourada, retire do óleo com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel absorvente.

Para assar, unte uma assadeira com um pouquinho de azeite e distribua as tirinhas de tofu empanado sem sobrepor umas às outras. Leve ao forno preaquecido em 180ºC até que a casquinha comece a dourar. Vire todos os pedacinhos e espere dourar também do outro lado.

Para preparar na air fryer, preaqueça em 180ºC por 10 minutos. Coloque as tirinhas de tofu empanado no fundo da gaveta da air fryer sem sobrepor umas às outras e deixe por cerca de 10 minutos (verifique de vez em quando para evitar que queime). Retire esses pedaços, mantenha-os aquecidos e coloque mais para cozinhar — se colocar todos juntos eles não vão cozinhar homogeneamente.

Sirva suas as tirinhas de tofu empanado ainda quentes com seu molho preferido. Estas quantidades rendem uma porção para duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram