Você está aqui:  / Segunda Sem Carne / Sem lactose / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Cappuccino de cogumelos (sopa cremosa)

Cappuccino de cogumelos (sopa cremosa)

Um capuccino delicioso! Mas, muito diferente do que a gente está acostumado, este é feito com cogumelos (e sem café!).

O cappuccino de cogumelos, no caso, é uma sopa bem cremosa e super saborosa feita com diferentes tipos de cogumelos, frescos ou desidratados, dependendo da região. Geralmente servida em uma xícara, é uma famosa entradinha principalmente nos países mais frios da Europa.

Aproveitei que tinha na geladeira cogumelos frescos mais um pouco do caldo que sobrou do dia anterior e resolvi preparar.

Eu prefiro tomar sopas de colher e gosto de uma texturinha para mastigar em vez de dar só os goles direto na xícara, então reservei um pouco dos cogumelos e fiz um refogadinho para colocar no fundo da caneca e guarnecer por cima.

Ficou um charme e uma delícia! E confesso que acabei tomando umas três canequinhas dessa.

Cappuccino de cogumelos (sopa cremosa)

1 colher de sopa de azeite (ou manteiga, se preferir)
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho amassados
250g. de cogumelos
1 e 1/2 xícara de caldo de legumes
200g. de creme de arroz ou leite de aveia (ou creme de leite)
Noz-moscada ralada na hora
Sal e pimenta-do-reino a vontade

Limpe bem os cogumelos com um pano úmido e corte-os em fatias. Eu usei champignons paris, shimeji e shitake.

Aqueça uma panela e aqueça o azeite (ou derreta a manteiga). Coloque a cebola e o alho para refogar até ficarem transparente. Junte os cogumelos e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo somente de vez em quando para não juntar água.

Quando os cogumelos estiverem macios, coloque o caldo e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Transfira a sopa para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo (deixe uma fresta para o vapor sair). Se quiser, reserve alguns cogumelos para enfeitar seu cappuccino de cogumelos.

Retorne o creme para a panela, misture o creme de arroz ou o leite de aveia e leve ao fogo médio, apenas para aquecer. Prove e tempere com sal, pimenta e a noz-moscada.

Sirva em seguida. Estas quantidades rendem duas porções.

Eu piquei bem os cogumelos que reservei antes de bater para guarnecer a sopa e dei uma refogadinha a mais para deixar mais crocante. Por cima, um pouco de salsinha picada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram